Foi pauta da reunião da Comissão de Finanças desta quinta-feira (08/08) o requerimento do deputado Rodrigo Lorenzoni que pedia a convocação da secretária da Fazenda, Pricilla Santana à Assembleia Legislativa, para prestar esclarecimentos sobre as despesas que o governo terá com alteração de carreiras, reajustes a servidores e contratações emergenciais.
“Desde a primeira vez em que o governador enviou um pacote com reformas estruturais e grande impacto nas despesas do Estado até agora, a secretária, que é quem cuida de pagar as contas, não se manifestou. Justamente ela, que veio à Casa, em várias outras oportunidades, justificar que era imprescindível aumentar impostos, retirar incentivos e sensibilizar os deputados para a necessidade de arrecadar mais e equilibrar as contas públicas do RS. Entendíamos que a situação era de penúria”, relata Rodrigo.
“Queremos entender”
A preocupação, segundo o deputado, ficou ainda maior quando, menos de 24 horas depois da aprovação das medidas que vão aumentar em R$ 8 bilhões as despesas do RS, o governo voltou a falar em aumento de impostos.
Hoje, na reunião da comissão, Rodrigo reforçou que o Projeto de Lei nº 243/2024 foi aprovado de forma absolutamente legítima pela Assembleia, mas que ainda havia necessidade de ouvir e conversar com a secretária. “Queremos entender quanto nós temos de recursos no caixa único do Estado, quanto disso é recurso livre, quantos recursos das privatizações já foram usados, projeção de fluxo de caixa com a repercussão dos aumentos e depois com o reinício do pagamento da dívida”, explicou.
A pedido do líder do governo, Rodrigo retirou a convocação e concordou em convidar a secretária a comparecer à comissão. De acordo com Frederico Antunes, a data marcada para a reunião com Pricilla Santana é 05 de setembro.