seg, 13 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Observador técnico do Internacional em Sant’Ana do Livramento

Peculiaridade de atletas na Fronteira chama a atenção nas avaliações
Foto: Maycon Nunes/A Plateia

Nesta semana, o E. C. 14 de Julho realizou uma bateria de treinamentos e jogos testes com os seus alunos em virtude da visita do observador técnico do Sport Club Internacional, Bolivar Perciúncola.

Sant’Ana do Livramento sempre foi berço de grandes atletas, como Cipriano Nunes da Silveira, ou “Castelhano” como era chamado na época. O santanense foi o primeiro atleta gaúcho a ser convocado pela Seleção Brasileira de Futebol, onde defendeu a seleção canarinho no Sul-Americano, nome antigo da atual Copa América, no Chile.

A parceria entre a gestão do E. C. 14 de Julho e o Sport Club Internacional é uma realidade, diversos atletas da escola do rubro-negro já se destacaram e foram realizar testes no grande clube da capital gaúcha.

O gerente do Leão da Fronteira, Guilherme Guedes, ressaltou a importância de ter laços estreitos com os observadores técnicos dos grandes clubes não só da capital, mas também do Uruguai.
“Isso é muito bom para o 14 de Julho, mas também para a Fronteira, pois ele estará observando vários atletas da nossa cidade e também de Rivera, onde assistimos vários jogos de diversas categorias. Fomos a Tacuarembó-UY também, e a importância do Bolivar vir para cá é grandíssima,” relatou Guilherme Guedes.

O futebol não é apenas o esporte de maior relevância em nosso país, mas também uma válvula de escape, tanto para a socialização de crianças e adolescentes, quanto distanciando-os cada vez mais de grandes problemas como o uso de drogas, indisciplina escolar e problemas de convívio com a família.

Além disso, o trabalho das escolinhas aproxima cada vez mais os jovens que sonham um dia serem jogadores profissionais e fazerem dessa paixão a realização de um grande sonho.
O observador técnico também citou a Fronteira como rota garantida em suas viagens e avaliações, tendo em vista que na região as escolinhas se destacam na preparação e formação de jogadores com muita força física, garra e entendimento tático, mesclando a ginga e a habilidade do lado brasileiro, com a garra charrua e tática do lado uruguaio.

“O clube sempre busca algo específico. Tem um método de trabalho, mas temos uma visão bem ampla, às vezes quem se destaca não é do setor que buscamos, e sim, outro menino com um biotipo diferente, que tem uma capacidade diferente. Então, é nesse menino que a gente foca e tentamos levar para que ele seja oportunizado dentro do nosso centro de treinamento,” respondeu o observador técnico Bolivar ao ser perguntado sobre o perfil de atletas que são buscados pelo clube colorado.

Neste período, alguns atletas se destacaram e terão a oportunidade de realizar algumas avaliações no Internacional. Além disso, dois atletas do 14 de Julho retornarão para a cidade de Alvorada, onde está localizado o centro de treinamento do Inter para a continuação das avaliações técnicas.