O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou ontem (7) capacitação sobre transparência e eficiência em concursos públicos. O evento realizou-se na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre. A palestra, conduzida por integrantes do Serviço de Admissões Estaduais e Municipais (SAEM) objetivou transmitir conhecimentos e informações aos gestores públicos e representantes das bancas organizadoras de concursos públicos para evitar erros na elaboração de editais.
Felipe Blos, auditor de controle externo explicou que o TCE-RS verificou que 45% dos concursos públicos têm inconformidades e precisam da intervenção do tribunal. “Grande parte dessas situações poderiam ser evitadas porque são falhas que já têm decisões, posições consolidadas do tribunal”, advertiu.
O auditor Fábio de Oliveira destacou a importância do encontro. “É um evento único feito pelo tribunal. É a primeira vez que chamamos empresas para orientar sobre as principais inconsistências que surgem nos editais”, afirmou.
A iniciativa foi uma realização da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena e da Direção de Controle e Fiscalização (DCF) do TCE-RS, em parceria com a Famurs.