sex, 4 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Procurador do município fala sobre a demolição da estrutura pública da praça Oriovaldo Greceller

A Prefeitura de Livramento tem um projeto para construção de uma estrutura esportiva no local
Foto: Marcelo Pinto/AP

Na manhã desta segunda-feira (05), durante entrevista para o programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM, o procurador do município de Sant’Ana do Livramento, Felipe Vaz, comentou sobre a demolição do prédio público, localizado na praça Oriovaldo Greceller.

De acordo com informações fornecidas pelo procurador, o prédio estava em situação de abandono total, além de ter sido foco de incêndio algumas vezes. Após realizarem um estudo, verificaram o início do colapso da estrutura que poderia resultar em um desabamento.

Felipe comentou também sobre a situação preocupante do prédio. “Era um local que albergava crimes de drogas, sexuais, invasões, consumo de drogas, ao lado de uma creche e em frente a um hospital, uma demanda muito difícil de enfrentar”, disse o procurador.

Vaz disse que, em um primeiro momento, a Secretaria de Assistência e Inclusão Social realizou a desocupação dos vulneráveis que habitavam o local, após a Secretaria de Serviços Urbanos fechou o prédio, vedando o acesso. Tempo depois, os ocupantes novamente invadiram o local, com isso o odor fétido e acúmulo de lixo foram se propagando.

O procurador do município disse que com todos os fatos e após um vasto estudo, com laudo técnico da Secretaria de Planejamento e laudo técnico do Ministério Público, chegou-se à conclusão de que a única alternativa que restava era a demolição.

Felipe comunicou que a Prefeitura de Livramento tem um projeto para que uma estrutura esportiva seja instalada no local em que ocorreu a demolição. “Busca-se afastar a criminalidade que ocorria naquela praça, afastar aquelas ocupações irregulares que ocorriam e resgatar o uso pela família”, concluiu Vaz.

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco

TCE-RS participa de curso sobre IA Generativa no Controle Externo

O presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, nesta quinta-feira (3), do curso “IA Generativa Ativa: A Nova Fronteira do Controle Externo”, promovido pelo Instituto Rui Babosa (IRB), em Brasília. O evento reuniu 36 membros do Sistema de Controle Externo brasileiro, entre conselheiros e procuradores de Contas, além da presença especial do