qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Investimento no lazer, no desenvolvimento, no trabalho…

A Prefeitura Municipal marcou para o próximo dia 23 o recebimento e abertura de propostas das empresas interessadas na execução de obras de infraestrutura da primeira parte do chamado mini-complexo de esporte e lazer no Parque Turístico do Batuva. A estrutura vai contar com campo de Futebol 7, quadra de volei de areia, cancha de bocha, pista pavimentada para caminhadas e corridas, anfiteatro e um sistema completo de iluminação, além de dois tipos de arquibancadas – um em concreto armado e outro integrado ao gabião de contenção do terreno.

O projeto foi todo elaborado pela própria equipe da Secretaria de Planejamento e integra o programa “Brasil em Campo”. Nessa fase, segundo o titular da Pasta, secretário Paulo Ricardo Ecoten (foto), o investimento será de R$ 850 mil, mas já estão nas pranchetas dos técnicos do Executivo outras ações. Uma delas, revela ele, será a pavimentação com blocos intertravados, os “pavers”, de todo o trecho da rua Viterbo Trevisan, da pracinha no acesso pela vila Planalto até a rua Vicente Ilha de Vargas, por onde também deverá passar a segunda linha do ônibus Vila Real. 

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Obras já está realizando estudos para a revitalização da taipa, a fim de garantir a segurança tanto para a própria estrutura quanto para a comunidade em geral. Paulo Ecoten, que acompanhou – através do trabalho desenvolvido por seu pai – todo o processo de criação do Parque do Batuva, desde que as primeiras máquinas entraram na área, no início da década de 1990 – destaca a importância da regularização patrimonial da área, que só foi feita agora, como alavanca primordial para a implantação das melhorias e investimentos no local.

O sonho de um espaço estruturado, finalmente, parece começar a sair do papel. Ecoten faz um alerta às empresas locais para que participem da concorrência no próximo dia 23. Se tudo der certo, no próximo verão a comunidade já terá acesso ao mini-complexo de lazer do Batuva.

Homenagens do Legislativo

As tradicionais solenidades de entrega dos troféus de reconhecimento comunitário às pessoas que se destacam em suas área de atuação, e também a outorga de títulos de cidadania honorária e emérita e de comendas de distinção honorífica, que a Câmara de Vereadores realiza anualmente como parte da programação comemorativa do aniversário da cidade, serão realizadas nesta próxima semana, na quinta e na sexta-feira, no Plenário João Goulart.

Volta à normalidade

Nesta próxima semana também serão retomadas as atividades ordinárias de Plenário, após o período de recesso parlamentar. Do dia 18 de julho até essa quarta, 31, as sessões ordinárias ficaram suspensas, sendo as pautas tratadas em reuniões semanais de representações das bancadas, às quartas-feiras. Na próxima semana, as sessões voltam a ser realizadas normalmente às segundas, terças e quartas. A Secretaria Administrativa da Câmara aproveitou o período para organizar arquivos e reestruturar o espaço de trabalho e atendimento.

Enrolação

O deputado federal Afonso Hamm criticou publicamente a demora na concessão de subvenção econômica aos produtores atingidos pelas chuvas no Estado, autorizada pela Medida Provisória 1247/2024, do Governo Federal. Para ele, a MP acabou trazendo mais preocupação do que soluções.
“É lamentável aguardar tanto tempo para ter uma Medida Provisória que não traz clareza e objetividade no atendimento das reais necessidades dos nossos agricultores gaúchos”, sintetiza. Para ele, há uma burocracia exagerada que condiciona quem produz a se tornar refém do sistema bancário. 

Castramóvel que funciona

Enquanto em Livramento a Administração não consegue superar os obstáculos técnicos e legais que impedem a concretização do projeto do castramóvel (apesar da disponibilidade de recursos específicos provenientes de emendas parlamentares), em Rivera o serviço funciona com eficiência e eficácia. Nessa semana, a estrutura móvel foi estacionada durante dois dias junto ao clube Artigas, atendendo a população de vários bairros das cercanias. Alguns moradores de Livramento atravessam a “linha” com seus pets para aproveitar o serviço gratuito oferecido pela Intendência.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados