Neste ano, devido as enchentes do mês de maio que afetaram o Estado do Grande do Sul o prazo foi prorrogado até o dia 31 de agosto e deve ser feito diretamente na Junta Militar, na Rua Duque de Caxias, nº 858.
O Alistamento Militar, sempre ocorre de 01 de janeiro até o dia 31 de junho, no site do Exército Brasileiro, no entanto devido as cheias de maio o prazo, no Rio Grande do Sul, foi estendido até o dia 31 de agosto.
O Serviço Militar é obrigatório para jovens do sexo masculino e o alistamento é feito no ano em que se faz 18 anos, não importando o mês.
Este ano se alistam os jovens nascidos no ano de 2006 e aqueles que perderam o prazo nos anos anteriores, destacou o Secretário da Junta Militar de Sant’Ana do Livramento, Fabricio Peichoto: “Aqueles fora do prazo, pagam uma taxa no valor de R$ 6,06, que se chama taxa de alistamento fora do prazo, por estar se alistando fora do prazo”.
Peichoto ainda alertou sobre as consequências do não alistamento: “Acarretam várias consequências na vida social, não podendo assumir um concurso público, não pode iniciar uma faculdade, empresas pedem o documento militar, se não tem pode perder o emprego, não consegue tirar passaporte, título eleitoral, entre várias consequências na vida do cidadão.