A Escola de Futebol do EC 14 de Julho, em Sant’Ana do Livramento, iniciou seu “Ciclo de Palestras” em junho deste ano, fazendo parte do Projeto “Leões da Fronteira em Campo.” O objetivo desse ciclo é trabalhar em vários aspectos o crescimento dos atletas do projeto, indo além do campo de jogo. Ao ajudar os alunos a se desenvolverem, as palestras abordam questões sociais, de saúde, nutrição, motivação e psicológicas.
A primeira edição do ciclo teve como palestrante Marcos Costa, maratonista santanense, que tem muita experiência em competições de alto nível. Marcos avançou sua trajetória de vida, os motivos por trás dela e suas experiências em competições no Brasil e em todo o mundo. Ele enfatizou o trabalho árduo necessário para a identidade do sucesso esportivo.
Nessa última quarta-feira (31), ocorreu o segundo encontro desse projeto, enquanto o Ciclo de Palestras prossegue. Nidgie Silva, também maratonista santanense, realizou uma palestra sobre “A Importância das Categorias de Base para o Futuro do Esporte Brasileiro.”
Com 15 anos de experiência como atleta, Nidgie é líder do ranking gaúcho de maratona em 2024 e 14º no ranking brasileiro. Sua vida inspiradora e seus sucessos foram apresentados aos jovens atletas, enfatizando a importância das categorias de base no desenvolvimento esportivo.
O Ciclo de Palestras tem mais eventos programados nos próximos meses que oferecem uma abordagem abrangente ao desenvolvimento de jovens atletas, tanto como atletas quanto como cidadãos. O PRÓ-ESPORTE/RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul fornece financiamento para o Projeto Leões da Fronteira em Campo.
Questionamos o Gerente do Esporte Clube 14 de Julho, Guilherme Guedes, sobre os cuidados que o clube tem quanto à parte mental dos atletas.
“Hoje temos uma parceria com uma assistente social. A Sílvia. Ela é nossa parceira e fica à disposição dos nossos atletas. Temos também a Miche, uma psicóloga que está sempre nos dando uma força sempre que possível, dando palestras tanto individualmente ou até mesmo em grupo, por isso acreditamos que isso seja muito importante,” respondeu o gestor.
Além do treinamento físico, essa iniciativa ajuda os atletas a lidar com a pressão que acompanha o esporte de alto nível, fortalecendo sua saúde mental. O sucesso no campo e fora dele depende de um equilíbrio físico e mental, preparando os jovens para um futuro promissor no esporte.
Guilherme Guedes trouxe informações sobre o novo projeto em andamento, o “Leão nos Bairros.”
O objetivo desta iniciativa é aproximar crianças e adolescentes que não têm acesso aos treinamentos no estádio João Martins, seja por questões financeiras ou até mesmo de deslocamento.
Além disso, o clube fornecerá materiais de apoio, treinador e toda a equipe técnica para garantir que os treinamentos sejam realizados com as melhores condições possíveis na disponibilidade estrutural dos gramados nos bairros.