O deputado Rodrigo Lorenzoni tentou convocar a secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana, antes da votação do projeto do governo. Mas, durante o recesso, o regimento da Assembleia Legislativa não permite. Assim, no início da manhã desta quarta-feira (01/08) já foi protocolado o requerimento de Convocação da secretária para “prestar esclarecimentos sobre os impactos financeiros do PL 243/2024” na Comissão de Finanças.
De acordo com Rodrigo, o silêncio da secretária da Fazenda sobre esses R$ 8 bilhões a mais nas despesas do RS, com a reestruturação das carreiras dos servidores, dos aumentos de salários e das contratações emergenciais, é preocupante. “A discussão principal sobre o projeto que já foi até sancionado segue sendo a origem dos recursos. O governo terá ou não dinheiro para pagar essas despesas? Nós não temos certeza. A secretária Pricilla não dá uma declaração sobre o assunto. E ela já participou de várias audiências na Casa, para justificar a necessidade de aumentar impostos e de retirar incentivos fiscais devido à situação de penúria do Estado. Queremos ouvi-la e entender a mágica que mudou tudo isso após a tragédia que tivemos”, explica o deputado.
“E agora, a imprensa ainda repercute entrevista da secretária de Planejamento, Danielle Calazans, de que o governo deve retomar a discussão sobre aumento de impostos. Menos de 24 horas depois da Assembleia ter aprovado a bomba fiscal do governo. É mais uma razão para a convocação da secretária da Fazenda, queremos ouvir quem efetivamente paga as contas”, afirma Rodrigo.
O requerimento do deputado Rodrigo deverá entrar na pauta da próxima reunião da Comissão de Finanças, agendada para o dia 08 de agosto.