O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou na última segunda-feira (29) da abertura do 1º Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana (EnceMob), em Brasília. A iniciativa promove debates sobre mobilidade urbana, abordando assuntos como eletrificação das frotas de ônibus, tarifa zero no transporte público e a atuação das Cortes de Contas na fiscalização dos serviços de transporte coletivo no país.
Na ocasião, Peixoto elogiou a iniciativa: “Os Tribunais de Contas não podem se omitir das questões que são marcantes na vida de todos, como a mobilidade urbana”. Destacou ainda a qualidade da temática do congresso, afirmando que, quando o estado retomar a sua normalidade, pretende realizar um evento similar no Rio Grande do Sul.
O conselheiro aposentado do TCE-RS, Pedro Henrique Poli de Figueiredo, afirmou que o direito ao transporte é uma questão de dignidade. Ressaltou que várias pessoas levam até seis horas entre a casa e o trabalho, muitas vezes em condições desconfortáveis e humilhantes.
Também participou do evento o vice-presidente do TCE-RS, conselheiro Iradir Pietroski. Promovido pela Escola de Contas do TCDF, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), o EnceMob reúne especialistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes da sociedade civil até o dia 1º de agosto para debater sobre a temática.
Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da