sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Presidente do TCE-RS participa de assinatura de acordo entre o IRB e o Ministério de Educação para ações técnico-científicas

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou nesta terça-feira (30) do ato de celebração de um acordo de cooperação técnico-científicas entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Ministério da Educação, com objetivo de desenvolver projetos e ações para maior efetividade nas atividades relacionadas às políticas públicas educacionais. O evento ocorreu na sede do MRC, em Brasília-DF.

Conforme o ministro da Educação, Camilo Santana, a parceria vai trabalhar em um dos maiores desafios do governo. Destacou que com o auxílio dos tribunais de contas, as tomadas de decisões terão mais respaldo técnico e serão mais fiscalizadas para obter os melhores resultados possíveis.

Na oportunidade, o ministro recebeu, ainda, o convite para participar da abertura do I Encontro Nacional da Primeira Infância – I ENAPI, em Manaus, dia 22 de outubro de 2024, bem como para a produção de um artigo sobre creches e pré-escola a ser inserido no II Livro: “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas: desigualdades, versando sobre indicadores, orçamento, qualidade da educação infantil e o que se pretende fazer”.

Além do conselheiro Marco Peixoto, presidente do TCE-RS e da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), estiveram na solenidade os conselheiros membros da Diretoria do IRB, Cristiana de Castro Moraes (TCE-SP), Vice-presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas; Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA), Vice-presidente de Auditoria; Rodrigo Coelho do Carmo (TCE-ES), Presidente do Comitê Técnico de Educação; Júlio Assis Corrêa Pinheiro (TCE AM), Presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Edson José Ferrari (TCE-GO), Presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância; Rholden Botelho de Queiroz; Diretor de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa e Presidente do TCE-CE e José Valdomiro Távora de Castro Júnior, Vice-presidente do TCE-CE.

Francisco Telmo Queiroz – Assessoria de Comunicação Social

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FEMINICÍDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SANTANA DO LIVRAMENTO

Por iniciativa do deputado estadual Airton Lima (Podemos), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará uma audiência pública em Santana do Livramento, no próximo dia 25 de abril, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. O tema central será o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica. A audiência integra