O setor agropecuário gaúcho esteve reunido nesta semana para reivindicar apoio urgente do governo federal.
O primeiro encontro foi em Porto Alegre, na quinta-feira (18), durante reunião da Bancada Gaúcha com ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o ministro-chefe da Secretaria da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
O deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados, participou da reunião de trabalho.
Na oportunidade, foram definidas medidas para ampliar e facilitar o acesso ao crédito pelos produtores rurais e empresas.
Entre os pontos destacados está a dificuldade enfrentada pelos produtores rurais em acessar crédito por estarem negativados, assim como, a renegociação de dívidas junto as instituições financeiras.
Hamm comenta que foi anunciado que até o dia 30 de julho, o governo federal deverá editar uma Medida Provisória para apresentar soluções ao setor da agricultura e pecuária, tão prejudicados com estiagens e recentemente com as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.
“Pressionamos o governo para que essa medida seja apresentada para que seja votada e concluída para atender o setor produtivo”, relata Hamm.
Hamm, que integra o grupo de trabalho da Comissão da Agricultura, que busca soluções para o Agro gaúcho, relata a preocupação em relação aos prazos de renegociação de dívidas e que a Medida Provisória é urgente para que novas negociações sejam efetivadas e a reivindicação é que tenha anistia para quem perdeu tudo.
O presidente da Comissão da Agricultura, deputado Evair de Melo, manifestou solidariedade ao Rio Grande do Sul que vive uma catástrofe que talvez o mundo não tenha visto em uma região de produção agropecuária. “A Frente Parlamentar Agropecuária e a Comissão estão empenhadas para ser fórum de debates e também para busca de soluções aos produtores gaúchos”, sintetiza.
Uma das organizadoras do movimento SOS Agro RS, Graziele Camargo, diz que o encontro foi oportuno uma vez que os ministros garantiram a edição da Medida Provisória até dia 30 e que dará suporte aos impasses dos produtores.
MOVIMENTO SOS AGRO EM RIO PARDO
A força de representação do agro gaúcho esteve presente nesta sexta-feira (19), no município de Rio Pardo, no Parque de Exposições da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey. O deputado federal Afonso Hamm, no ato, representou a Câmara dos Deputados.
Hamm destaca a importância do Movimento SOS Agro RS que iniciou com grupo de pessoas como a Graziele de Camargo, Lucas Scheffer, Fábio Eckert e Silvio Lopes, respaldos pela Farsul, Fetag, cooperativas e outras entidades. O primeiro ato foi realizado em Cachoeira do Sul com mais de 5 mil produtores e agora, foi em Tio Pardo, com mais de 10 mil produtores rurais.
Durante a manifestação, Hamm comentou que o setor aguarda que a Medida Provisória te há conteúdo que atenda os produtores que precisam de suporte do governo federal com urgência. “Esperamos que a MP contemple com solução para quem tem dívidas contraídas e que perderam tudo ou quase toda produção em função das enchentes.
A proposta do governo tem que atender urgente o agro gaúcho porque é uma situação de calamidade e tragédia no nosso Estado”, aponta o deputado ao destacar que o prazo da negociação das dívidas expira dia 15 de agosto e os produtores não tem mais prazo e precisa de solução por parte do governo.
Hamm ressaltou que o anúncio deverá ocorrer nos próximos dias, mas a mobilização dos produtores deve seguir e, caso os pleitos não sejam atendidos será necessário ir até Brasília para demonstrar a situação. “Queremos dignidade aos produtores. Parabéns ao SOS Agro por toda mobilização. Estamos juntos e juntos vamos vencer”, conclui.