sex, 10 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

A Clinicão fala sobre os benefícios da relação dos cachorros com as crianças

 Por que esta relação traz trantas vantagens?

O convívio com os animais traz inúmeros benefícios para nós, tanto psicológicos quanto físicos. Esses benefícios são ainda mais relevantes para as crianças, que estão em fase de formação. 

Desenvolve as habilidades sociais
Estimula o cérebro: segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a interação entre criança e cachorro estimula a formação de sinapses nervosas e o desenvolvimento de habilidades motoras.

O convívio entre os dois, treina a sensibilidade das crianças a respeito dos outros. Elas aprendem a interpretar o comportamento dos bichinhos, a discernir os sentimentos e dar atenção às necessidades deles.Essas exigências, típicas da relação entre crianças e pets, desenvolvem nelas, aspectos fundamentais para que ela se desenvolva socialmente.

Desenvolvem o senso de responsabilidade
Colocar as crianças para cuidar dos pets na medida em que elas vão crescendo é fundamental para desenvolver inúmeras habilidades como: responsabilidade, disciplina e coordenação motora.

Ter a responsabilidade de colocar comida e água todos os dias no mesmo horário, além de torná-la mais responsável, desenvolve a disciplina e a memória. Virar a comida e a água na vasilha ajuda a desenvolver a coordenação motora a noção de quantidade. Limpar a sujeira dos pets, ensina lidar com o desconforto por amor ao outro.

O senso de responsabilidade desenvolvido através desses cuidados, somado à superação dos desafios que eles impõem a elas, fazem com que elas se sintam um membro ativo na família e nos afazeres, aumentado a sua autoestima. 

Fortalece a imunidade
Ao contrário do que se pensava antigamente, o convívio com animais pode trazer muitos benefícios à saúde das crianças. Alguns estudos apontam que o convívio com animais fortalece o sistema imunológico delas, prevenindo infecções, alergias e até problemas respiratórios.

Uma pesquisa publicada pelo JAMA Pediatrics (O Jornal da Associação Médica Americana) concluiu que cachorro é bom para crianças e ajuda a evitar o desenvolvimento de asma! Segundo o estudo, os pequenos que interagiram com um cachorrinho no primeiro ano de vida têm uma diminuição de 13% na chance de desenvolver asma.  

Estimulam a atividade física.
Animais mais ativos como os cães são ótimos companheiros de brincadeira. A interação entre eles e as crianças ajuda muito a estimular a atividade física e a criatividade. São brincadeiras espontâneas e dinâmicas que envolvem corridas, pulos, sentar, levantar, abaixar etc. É um tipo de diversão única que ajuda a afastar as crianças do sedentarismo, das telas e dos joguinhos. Além de encher a memória de lembranças incríveis que elas vão levar para o resto da vida.

Elas se tornam protetoras dos animais
Uma criança que convive e cuida de animais desde pequena, levará esse amor e cuidado por toda a vida. Terá seus próprios pets quando crescer e cuidará deles com carinho. É muito comum ouvirmos de pessoas que amam os animais, que receberam esse amor como herança dos pais ou dos avós que sempre tiveram pets em casa.

É válido relembrar que as vantagens são para todos, mas a responsabilidade é dos adultos! Ainda que a presença de um cachorro manso traga inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos pequenos, é importante destacar que, para a relação dar certo, o pet nunca deve ser responsabilidade delas.

É importante parar e pensar se você vai ter tempo e disposição para cuidar e supervisionar as interações do animal. Do contrário, tanto o pet quanto o pequeno podem ser prejudicados.
Endereço: Rivadavia Corrêa, n° 1093.
Contato durante horário comercial: (55) 3242-3573
Contato para emergências: (55) 9.9961-2534
Facebook e Instagram: @clinicaolvto
Site: https://clinicaolvto.com/

De olho na Dengue

Segundo o Supervisor da Vigilância Ambiental dados preocupam

A NANDA E O FOGO

Buenas! Neste início de 2025, a melhor notícia foi a nossa notre-dame carioca, a Fernanda Torres, que deslumbrou o mundo ao receber o Globo de Ouro de melhor atriz, nos EUA. Ela não foi assunto somente por ganhar um prêmio inédito para o país, foi por que desbancou uma leva de concorrentes de altíssimo nível, e no território delas Foi