qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

A importância da fisioterapia respiratória para melhor qualidade de vida

A fisioterapia respiratória pode ser realizada em pacientes de qualquer idade e tem como objetivo melhorar a oxigenação do sangue, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.

Silvia de Souza Soares, fisioterapeuta, conversou com a reportagem do Jornal A Plateia sobre o funcionamento e importância da fisioterapia respiratória. ”A fisioterapia respiratória é a técnica usada tanto na prevenção, como no tratamento de  complicações respiratórias, com o objetivo de melhorar a ventilação e expansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, eliminar secreções, melhorar a mobilidade torácica e fortalecer a musculatura”, disse a profissional.

Silvia explicou que a fisioterapia respiratória apresenta duas finalidades, podendo ser de reabilitação ou prevenção.

Silvia de Souza Soares, fisioterapeuta

Na reabilitação, o trabalho é direcionado à patologia do paciente, melhorando a oxigenação dos pulmões, a capacidade respiratória e, consequentemente, a qualidade de vida. 

A prevenção é utilizada, principalmente, em casos pré-operatórios e pós-operatórios, evitando futuras complicações. 

“O inverno é um aliado das doenças respiratórias, pois em razão da temperatura a imunidade cai, a respiração fica mais curta e a probabilidade de gripe é maior”, concluiu Silvia.

O importante trabalho dos fisioterapeutas, que atendem o sistema respiratório, são as técnicas manuais. Além disso, quando necessário, são utilizados incentivadores respiratórios, equipamentos para reexpansão pulmonar, entre outros.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,