seg, 21 de outubro de 2024

Variedades Digital | 19 e 20.10.24

Confaz aprova alterações no Fundopem que aumenta incentivo para empresas prejudicadas pela enchente no RS

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou no dia 5 de julho duas alterações que ampliam incentivos para projetos novos e em andamento no Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem). As modificações foram solicitadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que coordena o programa, e fazem parte das medidas emergenciais para atender os empreendedores afetados pelas enchentes que ocorreram no RS.

O Fundopem não libera recursos financeiros, mas apoia os empreendedores por meio do financiamento parcial do ICMS incremental mensal devido gerado a partir de sua operação. Para os novos projetos, o Confaz autorizou a proposta do governo do Estado de reduzir para zero o valor da base utilizada para fins do cálculo deste imposto, que é aquele devido nas vendas dos produtos fabricados que seja acima da média que a empresa tinha antes do projeto.

Já para aqueles que estão em andamento, foi consentida a diminuição do valor da base utilizada para fins de cálculo do ICMS incremental dos estabelecimentos atingidos que já foram contemplados pelo Fundopem. A redução deverá ser feita até o patamar necessário para que o imposto seja considerado incremental.

O impacto da medida é de R$ 120 milhões, considerando os projetos em andamento no programa. Ambas as medidas são válidas para empresas que comprovarem que foram prejudicadas pelas chuvas de abril e maio. Contribuintes de todos os portes podem ser apoiados pelo Fundopem, desde que cumpram os requisitos do programa.

O titular da Sedec, Ernani Polo, vê as modificações como uma demonstração não só do apoio aos empreendedores, mas também de como o programa pode ser adaptado para ser um instrumento de ajuda para os empresários que registraram perdas . “O Fundopem continua com sua diretriz de desburocratizar e democratizar o apoio ao empreendedor, não podendo deixar de fazer isto neste momento tão desafiador para os que geram emprego e renda em nosso Estado. Com essas atualizações do programa, poderemos auxiliar ainda mais quem trabalha pelo desenvolvimento socioeconômico do RS”, pontuou Polo.

É disso que precisamos!

Os poderes Executivo e Judiciário nos trazem, nesta semana, um exemplo prático do que precisamos: integração da sociedade pelo desenvolvimento da cidade. Como apresentado na página 10 desta edição, vemos o esforço de várias instituições se somando para fomentar a conscientização ambiental na comunidade, em um belo evento que acontece neste sábado (19). A iniciativa de tratar o assunto do

O gráfico da evolução dos índices de abstenção nas eleições em Livramento

Na edição do fim de semana passada de A Plateia, a Coluna conclamou para a necessidade de uma averiguação – com um mínimo de fundamentação científica – das razões que vêm levando, ao longo dos anos, a registros de elevadíssimos índices de abstenção nas eleições de Livramento. São cerca de 20 mil eleitores inscritos na 30ª Zona Eleitoral do Rio

Hits, coreografias e looks icônicos: boiadeira Ana Castela desembarcou na Fronteira pela primeira vez

A artista é dona de hits como “Pipoco”, “RAM TCHUM” e “Nosso Quadro” Letra na ponta da língua, bota e chapéu de boiadeira. Ah! Isso sem falar na criatividade do look das fãs de Ana Castela. Ontem (18), a boiadeira que conquistou o Brasil com hits como “Pipoco”, “RAM TCHUM” e “Nosso Quadro”, se apresentou em Sant’Ana do Livramento pela