sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

TCE-RS debate repasse de recursos do CNJ com municípios do Vale do Taquari e Defesa Civil do Estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu ontem (2) encontro com prefeitos do Vale do Taquari e integrantes da Defesa Civil do Estado. Durante o encontro foram esclarecidas dúvidas sobre a utilização de recursos repassados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Rio Grande do Sul para o enfrentamento da calamidade pública decorrente das enchentes.

Os recursos são repassados pelo Poder Judiciário gaúcho, dos demais Estados e da União, com autorização do CNJ, ao Fundo de Defesa Civil do Estado (FUNDEC) e, posteriormente, encaminhados para os fundos municipais, por intermédio da chamada transferência “fundo a fundo”. Ao todos, 95 municípios do Rio grande do Sul estão sendo beneficiados no programa, cujo valor inicial já ultrapassa os R$ 180 milhões. O TCE-RS, em conjunto com a Controladoria e Auditoria do Estado (CAGE), é o responsável pela fiscalização dos repasses e respectivas prestações de contas.

O auditor Roberto Tadeu de Souza Júnior, diretor de Controle e Fiscalização do TCE-RS, informou que foram esclarecidas questões relativas ao correto uso dos recursos em conformidade com os normativos da Defesa Civil, mais especificamente no que se refere às ações de respostas e restabelecimento dos municípios frente à calamidade, além da forma de atuação dos órgãos de controle na fiscalização dos repasses.

​​​​​​​Participaram da reunião ainda pelo TCE-RS os auditores Sandro Correia de Borba (assessor da Direção Geral) e Cristiano Forlin (supervisor da Auditoria Estadual), além da chefe de gabinete do Conselheiro Edson Brum, Carmen Schuck. Também estiveram presentes o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e de Encantado, Jonas Calvi; o subchefe da Casa Militar, coronel Leandro Mauat da Silva, e o tenente-coronel Rafael Luft, ambos da Defesa Civil.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por