sex, 10 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Para Rodrigo Lorenzoni, “omissão do governo federal com o Rio Grande é um escândalo”

O deputado Rodrigo Lorenzoni participou na manhã desta terça-feira (02), na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília, da Mobilização Nacional Permanente e da Marcha a Brasília pela Reconstrução de Municípios do Rio Grande do Sul.

Na pauta do evento, que reuniu parlamentares e cerca de 700 representantes de municípios gaúchos e gestores municipais de todo o país, estavam os recursos que efetivamente vieram para o RS, desoneração da folha de pagamento e refinanciamento das dívidas das prefeituras com a Previdência Social, pagamento do Fundo de Participação dos Municípios-Calamidade a todas as prefeituras gaúchas e a recomposição do ICMS.

À tarde, parlamentares e prefeitos se reuniram no Congresso onde estavam sendo discutidos Projetos de Lei e Medidas Provisórias relativas à equalização das contas dos municípios, em especial a questão previdenciária.

Governador não foi apoiar prefeitos

Em entrevista, Rodrigo Lorenzoni alertou que dos mais de 300 municípios que decretaram situação de emergência, mais de 200 ainda não receberam nenhum recurso da Defesa Civil Federal. Para ele, “é um escândalo, a omissão do governo com o Rio Grande do Sul. A grande mobilização que nós estamos fazendo aqui ao lado dos prefeitos e do povo gaúcho é para que o poder público federal possa tomar ciência e atitude para cuidar das pessoas”.

O deputado também lamentou a ausência do governador Eduardo Leite na mobilização. “Ele estava em Brasília e não veio apoiar os prefeitos que também representam o cidadão gaúcho. Mas nós estamos aqui, defendendo os municípios, defendendo o povo gaúcho e defendendo a reconstrução do Rio Grande”, afirmou.

Foto Rodrigo Savedra

De olho na Dengue

Segundo o Supervisor da Vigilância Ambiental dados preocupam

A NANDA E O FOGO

Buenas! Neste início de 2025, a melhor notícia foi a nossa notre-dame carioca, a Fernanda Torres, que deslumbrou o mundo ao receber o Globo de Ouro de melhor atriz, nos EUA. Ela não foi assunto somente por ganhar um prêmio inédito para o país, foi por que desbancou uma leva de concorrentes de altíssimo nível, e no território delas Foi