ter, 14 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Santanenses reclamam das más condições da rua Júlio de Castilhos

Moradores da Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Divisa, em Sant’Ana do Livramento, reclamam das más condições da via.
Nesta quarta-feira (26), a reportagem do Jornal A Plateia esteve no local e registrou a situação em que se encontra a rua. Procurado, o Secretário de Obras, Dilmar Pereira, informou que a empresa que ganhou a licitação para o conserto da rua deixou falhas nos encaixes da tubulação.
“A empresa que ganhou a licitação para fazer o pluvial na Júlio de Castilhos deixou a desejar em alguns pontos, e então houve várias falhas em relação aos encaixes da tubulação. No momento em que aconteceu uma chuva forte, eles acabaram se desligando um do outro e dando infiltração para a parte da base onde foi feita a colocação dos bueiros. Dessa forma, cada vez que ocorre uma chuva forte, a terra acaba descendo, molha, ocorre vazamento e infiltração no solo, resultando no deslocamento do paralelepípedo e formando buracos. A empresa está sendo notificada. Toda vez que surge um problema, informamos a eles por meio de documentos e ofícios, e eles se comprometem a resolver, mas não o fazem. Dessa forma, essa questão está prestes a ser judicializada. Estamos fazendo algumas análises de documentação, mas isso está com a Procuradoria; minha parte é apenas a notificação. Em relação à obra, eles faziam uma parte e tapavam, faziam outra parte e tapavam novamente, e depois davam como pronto um trecho, e não tínhamos como ver o que estava embaixo. Antes de finalizar a obra, já começaram a surgir problemas, por isso achamos melhor começar a notificar e informar a empresa para que sejam feitos os ajustes necessários”, citou Dilmar.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados