A Polícia Federal deflagrou a Operação Avença nessa quinta-feira (27), visando investigar os crimes de frustração do caráter competitivo de licitação e associação criminosa. Durante a ação, policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de busca e apreensão veicular e pessoal, expedidos pela 2ª Vara Federal de Sant’Ana do Livramento. A investigação, iniciada em junho de 2023, identificou indícios de que um grupo de empresários estaria atuando conjuntamente com o objetivo de fraudar o caráter competitivo de licitações de transporte coletivo escolar realizadas no município de Sant’Ana do Livramento. Segundo as investigações, o grupo seria responsável por fraudar a competitividade de licitações que somam mais de R$ 11 milhões.
Alguns dos alvos da Operação Avença já respondem a processo por fraude em licitações, corrupção ativa e associação criminosa, em decorrência da Operação Laranja Mecânica. Esta última investigação da Polícia Federal apurou fraudes em certames licitatórios entre os anos de 2014 e 2017 no município de Sant’Ana do Livramento. Não há indícios da participação de servidores públicos nos delitos investigados.
Também nessa semana, em outra operação, a Polícia Federal, em colaboração com autoridades do Uruguai, extraditou um uruguaio procurado pela Vara Criminal de Sant’Ana do Livramento para responder pelo crime de estupro ocorrido em 2016, na mesma cidade.
O procurado está sendo processado pelo juízo da Vara Criminal de Sant’Ana do Livramento e foi preso no Uruguai após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha, lista de procurados da Interpol. Desde então, permaneceu detido no país vizinho até a conclusão do processo de extradição. O indivíduo, de 49 anos, foi entregue pela Interpol uruguaia à Polícia Federal na fronteira entre Rivera (UY) e Sant’Ana do Livramento, sendo encaminhado pela Delegacia de Polícia Federal de Sant’Ana do Livramento/RS ao presídio local.