qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Segurança por videomonitoramento é inaugurada em Livramento

(Foto: Matias Moura/AP )

Foi inaugurado pela Prefeitura, na manhã da sexta-feira (28), o Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) em Sant’Ana do Livramento. O serviço contará com 12 câmeras Speed Dome, que são câmeras que possuem zoom óptico de alta resolução, movimentam-se 360º graus, podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento e duas câmeras com controladores de velocidade.

De acordo com o Poder Executivo, este sistema de videomonitoramento estará auxiliando o efetivo na Segurança Pública que conta com tecnologia inteligente para identificar possíveis infrações permitindo a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo tendo amplas imagens. Já os controladores podem identificar placas veiculares, velocidade e qualquer tipo de irregularidade.
O Secretário Municipal de Trânsito, Márcio Goularte, afirmou que este projeto estava nos planos desde o início da atual gestão comandada pela prefeita Ana Tarouco (PL). “Sempre houve o desejo de colocar em funcionamento a sala de videomonitoramento, que já possuía um convênio em andamento, mas havia muitos entraves burocráticos a serem resolvidos. Em 2023, a Prefeitura Municipal iniciou as licitações para a escolha da prestadora de serviços de videomonitoramento e no final do ano de 2023, com todas as demandas atendidas, pôde iniciar os trâmites finais para o funcionamento”, afirmou o secretário.
“Segurança Pública é um dever de todos e, hoje, somamos mais um tijolinho nesta construção, precisamos refletir: Sant’Ana do Livramento é uma cidade com alto índice de acidentes de trânsito, alto índice de criminalidade, e este é um investimento de R$ 600 mil no videomonitoramento, no cercamento eletrônico, um recurso próprio do município. Também vamos fazer um investimento na aquisição de novos veículos para que se tenha uma pronta resposta ao ver a imagem e a equipe possa chegar rapidamente até o local. Outro investimento com recursos próprios. Isto é responsabilidade com o dinheiro público”, ressaltou Ana Tarouco em seu discurso.
“Esta é uma ferramenta para nossa Segurança Pública, para que a nossa comunidade possa se sentir mais segura”, frisou o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito – Márcio Goularte, na solenidade de inauguração da sala (CIOSP) – Centro Integrado de Segurança Pública.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,