sex, 27 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Secretária Executiva do COMDICA relembra ser possível realizar doações diretas no IR

Devido situação turbulenta no RS prazo de doações foi prorrogado até 31 de agosto
Foto: Cadu Lima/AP

O Imposto de Renda é obrigação dos cidadãos brasileiros que tenham salário superior a R$ 2.824,00. Uma das possibilidades para ter mais controle para onde este dinheiro é enviado é através de doações de parte do imposto diretamente podendo ser feitas na Declaração de Ajuste Anual do exercício de 2024.

Dentre algumas possibilidades, existe o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante breve conversa com Magda Har, Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a secretária ressalta a importância desta doação: “Se todos doassem ao Fundo, poderíamos ter uma arrecadação de até 1 milhão de reais. […] Esse dinheiro seria muito importante para os projetos sociais desenvolvidos na cidade.”

O contribuinte que já apresentou a declaração do exercício de 2023 pode retificar seu IR e doar diretamente até 3% sobre a renda devido para o fundo, observado o limite global anual de 6%.

Para Lorenzoni, as prioridades de 2025 são os gaúchos, a proteção e a reconstrução do RS

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (26/12), o deputado Rodrigo Lorenzoni fez uma retrospectiva sobre o ano atípico de 2024, falou sobre o aprendizado que os gaúchos vão levar no que se refere à prevenção, proteção e cuidado com o meio ambiente e sobre o que deverá pautar as discussões em 2025. “Uma das tristes constatações é que o poder