seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Vila Brigadiana começa a se tornar realidade depois de 30 anos

Inauguração da obra aconteceu nesta semana. O Empreendimento contará com 10 ruas, 2 praças e 165 moradias.

Um sonho de mais de 30 anos, começou a se tornar realidade nesta semana. Uma solenidade realizada na manhã de terça-feira (18), marcou oficialmente o início das obras de construção da Vila Sd. Rogério Corrêa, popularmente conhecida como Vila Brigadiana, destinada à construção de moradia própria para 165 famílias de brigadianos em Livramento. A obra é uma iniciativa da Regional Livramento da Associação Beneficente Antônio Mendes Fº dos Cabos e Soldados da Brigada Militar e está sendo custeada pelos próprios brigadianos beneficiados. A área, que antes pertencia ao patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul, onde funcionou durante muitos anos a Estância Velha da Brigada, foi doada à ABAMFº para a construção da vila.
O presidente estadual da Abamfº, Leonel Lucas, e o presidente da Regional Livramento, Jansen Nogueira Charopen, receberam o prefeito municipal, Ico Charopen, o presidente do Legislativo Municipal, convidados especiais e grande número de brigadianos da ativa e aposentados, junto com familiares, para o corte da fita inaugural do canteiro de obras.
Com 165 terrenos e prestes a tornar-se realidade, a “Vila Brigadiana” como ficou conhecida, é uma luta de quase 30 anos dos profissionais da Brigada Militar no município, perpassando por diversos mandatos municipais, em busca de suas casas próprias.
Para o presidente da Abamf e brigadiano aposentado, Jansen Charopen, o momento marca uma grande conquista que atravessou décadas e passou por vários governos até que depois de muito trabalho e empenho o sonho pudesse ser realizado. “Hoje depois de 29 anos desde que nasceu a ideia com os fundadores da nossa associação, nós estamos vendo este sonho sair do papel. Foi muito trabalho até aqui começou com a lei que foi criada em 1998 constando a doação dessa área por parte do estado do Rio Grande do Sul para o município que por sua vez doou para a Abamf . E de lá para cá foram muitos anos de luta e de dificuldade, então hoje nós temos uma grande alegria porque é um momento muito emocionante para nós todos. São 165 famílias contempladas com os lotes. Nesse primeiro momento será feita toda a infraestrutura, desde a água a energia elétrica, rede de esgoto, calçamento, e em seguida ai sim a construção das residências” destaca.
O trabalho de construção da infraestrutura deve durar cerca de 8 a 10 meses segundo a previsão inicial da Construtora SOTRIN que executará o projeto. Após o término desta etapa será realizado o desmembramento da área e escrituração dos terrenos. A vila contará com cerca de 165 moradias, 10 ruas e duas praças e todas elas receberam nomes de brigadianos falecidos como forma de homenagear o seu legado. “Está será uma forma de homenagear os professionais que valorosamente serviram a nossa comunidade” disse Jansen.

Por: Matias Moura – [email protected]

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA

Doutora santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter