Tendo sua chegada anunciada no dia primeiro de abril, o “Castramóvel” tinha como objetivo realizar 50 castrações semanais, totalizando uma média de 200 por mês. Apesar destas informações positivas terem sido apresentadas pela Prefeitura, a comunidade santanense não teve a oportunidade de desfrutar dos benefícios trazidos pela Unidade.
O secretário de Agricultura, responsável pela implementação do móvel, explica a situação: “O ‘Castramóvel’ aguarda a contratação do médico veterinário especializado em castração de pequenos animais. Já foi vistoriado pelo fiscal do contrato e verificado que faltam alguns equipamentos essenciais para a aprovação do CRMV. Também houve o atraso na questão do emplacamento, devido ao DETRAN estar fechado pelas enchentes, mas já foi realizado e está regularizado.”
O chefe da pasta de Agricultura também destaca, enfaticamente, que por mais que o “Castramóvel” não esteja disponível no momento, a secretaria está disponibilizando as castrações por meio de contrato com clínica veterinária. O secretário também afirma a existência de estudo para a abertura de novas castrações nos moldes que já haviam trabalhado previamente.