Feriado no Rio Grande do Sul, o 20 de Setembro celebra as tradições gaúchas ao lembrar quem lutou na Revolução Farroupilha. Para marcar a data, um desfile é realizado todos os anos em Santana do Livramento, na Rua dos Andradas, e também em diversas outras cidades do estado. Nesta quinta-feira, 27 entidades tradicionalistas participam do evento, assim como a Brigada Militar. O desfile está marcado para 9h iniciar a passagem dos cavalarianos e da força de Segurança Pública.
A inspetoria veterinária amanhã irá trabalhar com três equipes na concentração das entidades para o desfile. Uma equipe de veterinários e auxiliares estará na Rua Conde de Porto Alegre, entrando pela Unipampa para a verificação dos exames. A segunda equipe estará na Rivadavia Correa com Barão do Triunfo. A terceira equipe fiscalizará o pessoal que entra pela nas proximidades da Escola Maurício Cardoso. Serão quatro veterinários e oito auxiliares.
As entidades são responsáveis por revisar os exames e colocar a pulseira nos animais. Neste ano, o diferencial dos anos anteriores é de que os cavalos que vieram a pé das propriedades rurais estão liberados de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), mas são obrigados a portar os exames negativos para Mormo, Anemia e Influenza (atestado ou vacina). Os animais que vieram embarcados em reboque ou outro veículo terão de ter a GTA.
“Nossa expectativa para amanhã é boa porque no primeiro ano que fizemos a fiscalização tínhamos um certo temor que desse algum transtorno, pois as pessoas não gostam de serem fiscalizadas, mas esse é nosso trabalho. Quem não apresentar a carteira de vacinação não poderá desfilar”, diz Paulo de Andrade, fiscal agropecuário da Inspetoria veterinária.
Segundo o presidente dos festejos farroupilhas de 2018, Leonardo Soares, o desfile está marcado para começar pontualmente às 9 horas, em casa de chuva forte e torrencial o evento será transferido para o próximo Domingo, dia 23 de Setembro. A Comissão Organizadora estima que aproximadamente 3.500 a 3.800 participem do evento com base nos números de exames realizados pela Inspetoria Veterinária do município.
Transmissão ao vivo
Quem não for até a Praça General Osório, onde fica o palanque oficial, e até a Rua dos Andradas poderá acompanhar de longe, onde estiver. O Grupo A Plateia estará fazendo a transmissão pela TV A Plateia e Rádio RCC FM. Fotos também estarão no site https://www.aplateia.com.br/. Para assistir ao vivo basta acessar o site ou através do Video Cable Rivera, no canal 121.