Com participação dos cônsul uruguaio Daniel Júlio Botta Luquin e cônsul brasileira Ana Lelia Beltrame, o evento serviu aos alunos do curso de Relações Internacionais para desenvolver ideias e discussões para a compreensão e elucidação de como é feito na prática as relações bilaterais econômicas e resolvidos os desafios de segurança como, por exemplo: defesa na faixa de fronteira, mecanismos de cooperação quanto ao combate do crime organizado nas fronteiras dos dois países, das situações relacionadas à cannabis e os desdobramentos oriundos da descriminalização tanto no âmbito interno quanto no externo. Parte desta aula foi destinada também para a discussão de cenários de política externa, segurança, defesa e cooperação no polo tecnológico binacional.
A professora Doutora Letícia Rodrigues, docente da Unipampa, representante do Fronteras, regionalización y globalización/CLASCO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales) definiu a experiência como muito significante para seus alunos, especialmente por proporcionar um contato direto com diplomatas experientes. Ela também acredita existir a possibilidade da criação de um programa de estágio nos consulados, projetado especificamente para os alunos de Relações Internacionais da Unipampa.
Na visão dos discentes, foi expressa grande satisfação com a experiência, lembrando da necessidade dessas interações para a complementação de sua formação acadêmica. Sendo uma iniciativa do Consulado Uruguaio de abrir suas portas, escolha esta recebida com elogios e congratulações, acredita-se ser uma forma de fortalecer a parceria educacional entre os países e promover uma maior compreensão das nuances da diplomacia sul-americana.