Em reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo realizada nesta quarta-feira (12), o deputado Rodrigo Lorenzoni abordou a necessidade urgente da recuperação do aeroporto Salgado Filho para a retomada da economia do RS.
Rodrigo explicou que 70% dos turistas que vinham para o estado, especialmente para a serra gaúcha, utilizavam o aeroporto e que agora, as alternativas encontradas para suprir a falta dele atendem apenas 14% da demanda. “A Fraport tem sido transparente, já expôs os gargalos, os recursos necessários e os valores que serão pagos pelo seguradora. Falta apenas que o governo federal tenha a vontade política de honrar o que está sob sua responsabilidade pois isso está no contrato de concessão”, diz o deputado, lamentando que os reflexos do aeroporto fechado têm sido brutais para a economia do RS, para o turismo e demais setores que dependem de logística.
Para Lorenzoni, de novo o governo federal demonstra sua aversão à iniciativa privada e esquece que esse é o momento de recuperar a pista de pouso e retomar a nossa economia. “O governo federal quer saber até quantas cadeiras quebraram, uma minúcia que não é adequada. Nesse momento não é hora de discutir se a concessão é boa ou ruim, se isso do ponto de vista programático é o melhor ou pior. É o que está posto. Temos que largar dos discursos e retomar a economia do RS. E o aeroporto é o vetor indispensável para isso”, afirma.