O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) fez um balanço, nesta segunda-feira (3), sobre o resultado da caravana “Unidos pelo Rio Grande”, campanha de solidariedade criada em parceria com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa teve como objetivo arrecadar doações para atenuar o sofrimento das pessoas que perderam tudo durante as fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul.
A caravana passou pelos municípios de Ribeirão Preto, Rio Claro, Campinas, Jundiaí, São Bernardo do Campo e Guarulhos, arrecadando mais de mil toneladas de donativos, entre roupas, cestas básicas, água, medicamentos. “A receptividade do povo de São Paulo foi extraordinária, muito emocionante. Conseguimos lotar 30 veículos de grande porte, entre caminhões e carretas, que já estão chegando lá na ponta para aqueles que mais precisam”, destacou Zucco.
O deputado fez um agradecimento especial ao governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Eles abraçaram a causa de forma muito intensa, divulgando a caravana em suas redes sociais, estimulando os apoiadores a levarem doações. E o nosso Capitão foi simplesmente incansável. Agendas cansativas, até 9 horas em pé tirando fotos com simpatizantes, discursando, visitando veículos de imprensa. Uma verdadeira maratona do bem”, resumiu o parlamentar.
Os primeiros municípios gaúchos contemplados foram Alvorada, Campo Bom, Rolante, Cachoeirinha, Canoas, Lajeado, Guaíba, Rio Grande, Santa Maria, Três Coroas, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Charqueadas, São Leopoldo e Arroio do Meio. A As doações estão sendo destinadas para entidades assistenciais que já vêm atuando no atendimento dos desabrigados.
Mensagem de esperança
A carreta que chegou ao município de Rolante não levou apenas mantimentos. Cada caixa ou pacote enviado veio com um bilhete escrito por crianças de Ribeirão Preto. Nas mensagens, palavras de fé e esperança por dias melhores. Após o sucesso da caravana “Unidos pelo Rio Grande” em São Paulo, o objetivo é estender a campanha de solidariedade aos estados de Santa Catarina e Paraná.
Confira a entrevista na íntegra do deputado Luciano Zucco