Trocar conhecimento, fortalecer os laços de amizade e, principalmente, unir forças para a difusão da raça, estes foram os principais objetivos da Gira Internacional, promovida pelas Associações de Criadores da Raça Dohne Merino no Brasil e no Uruguai. O encontro técnico aconteceu nos dias 30 e 31.
A Gira iniciou na quinta-feira (30) pela parte da manhã, com visitação à propriedade rural “Los Paraísos”, na ruta 26, em Paysandú, Uruguai, com uma mostra dos rebanhos da propriedade e uma palestra a cargo dos representantes do Secretariado Uruguaio da Lã ( SUL). Já durante a tarde, a programação contou com uma visitação técnica ao Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA), em Tacuarembó, para conhecimento sobre o trabalho desenvolvido no país vizinho sobre carne e lã ovina.
O evento prosseguiu na sexta-feira (31) em solo brasileiro, desta vez com visitação à Cabanha Mata-Olho, com uma amostra do rebanho geral, bem como o beneficiamento de lã Dohne Merino na propriedade. Na sequência, foi realizada uma roda de conversa sobre a mediação técnica do presidente da ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos) Edemundo Ferreira Gressler e do superintendente adjunto técnico da ARCO, Sérgio Munhoz, que dissertou sobre o “Panorama sobre a Ovinocultura no Brasil”. Também foi realizada uma rodada de conversas com o engenheiro agrônomo e ovinocultor Alberto Capurro sobre a “Evolução e tendência da raça Dohne Merino no Uruguai”. Após o encerramento das atividades, foi realizada uma reunião dos técnicos da ARCO.
Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Dohne Merino, Fernando Martins, eventos como esse são fundamentais para o desenvolvimento da raça. “Nós estamos trabalhando para difundir a raça no Brasil, uma vez que é considerada de duplo propósito, produzindo lã muito fina e uma carne de sabor diferenciado. Esta é uma raça que está se expandindo aqui no Rio Grande do Sul e foi criada na África do Sul, tendo uma entrada muito grande na Austrália, que hoje, são os dois principais países produtores. E está se adaptando muito bem no Uruguai, Argentina e Chile. E agora, nós, como criadores do Rio Grande, juntamos um grupo para formar a Associação com o único objetivo de difundir. Ela é uma raça de duplo propósito, com uma lã fina que o mercado procura, sendo abaixo de 22 micra, e uma carcaça de excelente qualidade que nos apresenta um cordeiro precoce, com bom acabamento. É uma raça que veio para contribuir com a ovinocultura do estado e do Brasil. E nós esperamos trabalhar para difundi-la”.
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅