qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Lorenzoni colhe assinaturas para criação de comissão para acompanhamento de medidas de retomada econômica

O deputado Rodrigo Lorenzoni iniciou nesta segunda-feira (27), a coleta de assinaturas de todos os 55 parlamentares gaúchos para criação de uma Comissão de Representação Externa para acompanhar a elaboração e implementação das Medidas de Retomada Econômica do RS.

De acordo com Rodrigo, o parlamento gaúcho precisa estar presente, acompanhar e participar dos esforços e das ações dos governos federal, estadual e municipais para a recuperação da economia do Estado. Com a comissão, os deputados estaduais poderão acompanhar e contribuir com o desenvolvimento e a implementação de políticas de socorro econômico. Além disso, estarão exercendo o seu papel constitucional de fiscalizar e garantir que as medidas cheguem na população e nos empreendedores de forma eficiente e transparente.

“Espero conseguir a parceria e o apoio dos deputados, pois o nosso desafio é gigantesco e os governos – em todas as esferas – precisam cuidar de todos os gaúchos de forma imediata. Condições excepcionais de acesso a linhas de financiamento, eventualmente com juros zero ou até mesmo a fundo perdido para os empreendedores; para os trabalhadores, medidas de garantia e proteção do emprego de carteira assinada e também o auxílio emergencial para que as pessoas possam consumir”, afirma Rodrigo.

As comissões de representação externas são fundamentadas no Art. 89 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e se destinam a casos de comoção interna ou de calamidade pública. Para a criação de uma Comissão de Representação Externa são necessárias, no mínimo, 19 assinaturas.

Foto Rodrigo Savedra

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,