sex, 13 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Projeto “Livramento pelo RS” inicia nova fase de auxílio às famílias afetadas

Iniciativa encerra etapa de arrecadações e começa a apoiar diretamente as famílias que estão retornando ao município

O projeto de extensão “Livramento pelo RS”, coordenado pela UERGS, UNIPAMPA e IFSUL, concluiu na última semana, a etapa de arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene, e partir deste momento se concentra em auxiliar, de maneira mais efetiva, as famílias que estão retornando a Sant’Ana do Livramento após a devastação causada por eventos climáticos que assolaram o estado do Rio Grande do Sul.
O projeto, inicialmente voltado para a atuação dos alunos das instituições de ensino superior de Livramento e de Rivera, mobilizou uma comunidade inteira, que demonstrou toda a solidariedade dos fronteiriços.
Agora focado em auxiliar as famílias que estão retornando para o município, o projeto vem contando com o apoio de profissionais voluntários que oferecem suporte médico, psicológico e logístico às famílias afetadas, como o médico Giovani Silveira Cunha, a psicóloga Susy Morais e a artista visual Daiana Garcia.

O médico santanense Giovani Cunha vem auxiliando as famílias desde o primeiro momento
(Foto: Cedida )

O Médico Giovani Silveira Cunha, clínico geral e especialista em saúde da família, se juntou ao projeto, após convite de uma das coordenadoras, e vem oferecendo acolhimento e atendimento médico às quatro famílias que retornaram. “Atuo como voluntário, atendendo as demandas das famílias santanenses que foram vítimas desta tragédia. Voltaram apenas com a roupa do corpo, sem as memórias e as histórias construídas ao longo do tempo e psicologicamente afetadas. Essas pessoas perderam seus bens materiais e estão psicologicamente afetadas. Faço avaliação clínica, laboratorial, ajuste de medicações e as encaminho aos especialistas, sempre disponíveis para as famílias amigas”, contou o médico, dizendo-se orgulhoso de fazer parte do projeto.

A psicóloga Susy Morais, veio do Rio Grande do Norte e se solidarizou com a situação das famílias
(Foto: Cedida )

Recém chegada ao município, a Psicóloga Susy Morais, natural de Natal (RN), atua no projeto oferecendo atendimento psicológico gratuito às famílias vítimas do desastre que desejarem atendimento. “Assim que soube da demanda de atendimento psicológico para as vítimas e que essas não conseguiram atendimento por meio da Assistência Social, vi uma oportunidade em ajudar a comunidade que me acolheu com tanto carinho e respeito e retribuir com meu trabalho voluntário, prestando atendimento gratuito às vítimas, me encanta e me emociona poder proporcionar alegria e esperança para aqueles que sofreram tantas perdas, perdas materiais, perda da sua comunidade, dos seus vínculos”, relatou a psicóloga, frisando que seu trabalho será por tempo indeterminado.

A artista Daiana Garcia, utiliza seu veículo para buscar doações e entregar às famílias (Foto: Cedida )

Outra voluntária, a Artista Visual e Muralista Daiana Garcia, auxiliou disponibilizando seu veículo para transportar os móveis e os itens que foram doados pela comunidade. “Desde o início da catástrofe, senti a necessidade de ajudar. Junto com meu companheiro, disponibilizamos nosso veículo para carregar móveis e necessidades básicas para as famílias. Entregamos móveis, utensílios e principalmente, afeto. Criamos um vínculo de apoio e carinho com quem mais precisa”, contou Daiana, destacando a importância de oferecer o afeto e apoio emocional aos que estão tentando recomeçar suas vidas novamente em sua cidade natal.

TCE-RS e TCU organizam atuação conjunta de fiscalização no Estado

Técnicos dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RS) e da União (TCU) estiveram reunidos, na última sexta-feira (6), para organizar ações fiscalizatórias conjuntas para os recursos federais que estão vindo para o Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria é acompanhar a implantação e operacionalização dos auxílios financeiros instituídos pelas Medidas Provisórias 1219 e 1228/2024 (Auxílio Reconstrução), destinados a

BABILÔNIA EM CHAMAS! OPS, É O BRASIL

Buenas! “Babilônia em chamas, chamas da destruição!” Conhecem a música da banda de reggae Tribo de Jah? Se não conhecem a música, estão conhecendo os efeitos do que nela é enunciado, quase dando para ouvir as trombetas do apocalipse ao fundo. Nunca antes queimadas tão intensas tomaram conta de nosso país, nem tanta fumaça cobriu nosso céu de norte a