qua, 9 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Prefeitura decreta situação de emergência em Livramento

Documento será encaminhado à Defesa Civil do RS
O vereador Galo del Fabro, o vice-prefeito Evandro Gutebier e o procurador Felipe Vaz falaram sobre o assunto no Boa Tarde, Cidade

Após grande mobilização das perdas que chegam à casa de 200 milhões no campo, a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência, nessa quinta-feira (23), em Sant’Ana do Livramento. Um pedido inicial havia sido encaminhado pelo COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) no dia 17 de maio, mas foi negado inicialmente pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil, que informou que o prazo estadual havia expirado.
Com a incidência de novos períodos de chuva, nesta semana, que acumularam mais de 150 mm em dois dias e agravaram a situação no município, abriu-se uma nova janela onde foi possível editar e homologar o pedido de urgência. Na tarde desta quinta-feira (23), a rádio RCC FM entrevistou o prefeito em exercício, Evandro Gutebier, e o Procurador do Município, Felipe Vaz, que falaram sobre o Decreto de Emergência direcionado aos produtores rurais de Sant’Ana do Livramento.
Evandro Gutebier falou das perdas quantitativas, que comprovadas pela Emater, pelo Comder e pelas fortes chuvas se fez possível protocolar a situação de emergência no Município. O vice-prefeito informou que não havia sido ainda, porque o prazo para decretação de emergência à Defesa Civil Estadual fica 10 dias em aberto, tendo sido fechado dia 6 de maio. Contudo, a Prefeitura de Livramento ainda não dispunha dos laudos realizados pelos Órgãos Públicos, a fim de ingressar no sistema e homologar a decretação de emergência.
Evandro falou que, com a situação das chuvas dessa madrugada, os laudos que já possuíam e alguns que adquiriram na data de hoje, conseguiram preencher os requisitos e assim decretar a situação de emergência em Sant’Ana do Livramento, mas ainda devem aguardar a homologação do Estado.
Felipe Vaz falou sobre os requisitos legais para a decretação de emergência. O Procurador falou sobre a intempestividade do laudo da Emater, pois no momento, conforme os eventos climáticos, não havia requisitos para decretação da emergência. Ele disse também que nos dois últimos dias, com o acúmulo de chuva com cerca de 150 mm, o que foi apresentado no laudo, se agravou, principalmente nas estradas rurais, perdas de produtos agrícolas e safras, entre outros. “Os produtores reclamam que houve mais perdas de grãos, mais a perda da possibilidade de colocar as máquinas no campo para fazer a colheita da safra”, disse.
O Procurador falou: “Hoje, se tem um requisito técnico para decretação do estado de emergência”.

TCE-RS participa do Pré-South Summit em Fórum de Secretários Municipais

O ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Cezar Miola, participou do Pré-South Summit 2025 – Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Inovação e Trabalho do RS, que aconteceu na tarde desta terça-feira (8), no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS. O South Summit é o maior evento internacional de inovação, que inicia nesta quarta-feira (9) e segue até