qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

O impacto das redes sociais na saúde mental de crianças e adolescentes

Alicia Rodrigues, pedagoga e psicopedagoga, explicou detalhadamente o tema
Foto ilustrativa

Com o avanço da tecnologia e a importância da saúde mental das crianças e adolescentes, Alicia Rodrigues, pedagoga formada pela UFSM e psicopedagoga formada pela Uninter, falou detalhadamente sobre o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens, reconhecendo os aspectos negativos na saúde mental, a repercussão do tema no ambiente escolar e o papel dos pais no monitoramento de seus filhos.

A titulada iniciou explicando a facilidade que a tecnologia fornece através da comunicação e a interação com pessoas de diversos lugares do mundo, observando os efeitos do uso das redes no público infanto-juvenil.

“Destaco os aspectos negativos a fim de ajudar os responsáveis a ponderar sobre o que as crianças e adolescentes têm acesso”, afirmou Alicia.
Primeiramente, a psicopedagoga destacou os aspectos negativos na saúde mental, expondo a comparação social como principal problema: “Os jovens são expostos a imagens e histórias idealizadas de sucesso e felicidade, levando a sentimentos de inadequação, baixa autoestima e ansiedade”, frisou.

Alicia comentou sobre a seriedade do cyberbullying e afirmou que pode ter consequências devastadoras para a saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e, em casos extremos, pensamentos suicidas.

No ambiente escolar, a distração é um dos maiores desafios, afirmou Alicia, pois o fácil acesso às redes sociais pode levar os alunos a perderem o foco durante as aulas, prejudicando o aprendizado e o desempenho acadêmico. “Por outro lado, a tecnologia pode ser uma ferramenta educacional valiosa, enriquecendo o aprendizado e acesso à informação”, disse.

A pedagoga completou sua fala enfatizando o papel dos pais no monitoramento e participação no uso das redes sociais pelos filhos. Alicia defendeu que os responsáveis devem estabelecer limites claros sobre o tempo de tela e garantir que esse tempo seja usado de maneira produtiva e segura, conscientes dos conteúdos que seus filhos consomem. “Manter uma comunicação aberta é essencial”, diz a psicopedagoga, indicando conversas cotidianas sobre experiências online e criar um ambiente de confiança e orientação entre pais e filhos.

“Promover o uso consciente das redes sociais é um passo importante para minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios”, encerrou Alicia.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro