sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

RCC FM recebeu, nesta sexta-feira, em sua sede, Tabaré Viera

O pré-candidato à presidência uruguaia lamentou a catástrofe do RS
Foto: Cadu Lima/AP

Na tarde desta sexta-feira (17), o programa Boa Tarde, Cidade, da RCC FM, recebeu o pré-candidato à presidência da República do Uruguai e ex-senador do Uruguai, Tabaré Viera. O ex-senador iniciou falando sobre a catástrofe ocorrida no Rio Grande do Sul e afirmou que foi um desastre único, vidas perdidas e pessoas desaparecidas trouxeram a ele um sentimento de muita dor. O pré-candidato relembrou de toda a ajuda solidária que o Uruguai ofertou, através de aviões, helicópteros, doações e tudo que estava ao alcance da República Uruguaia. Tabaré declarou que a fronteira deve estar integrada a programas de emergência para fatores climáticos, já prevendo possíveis acontecimentos.

Tabaré Viera falou que defende a criação das polícias possuírem uma equipe especial para atuarem em ocorrências nas fronteiras, com medidas que atendam a essa faixa, além de defender um estatuto jurídico especial.

Após ser questionado a respeito dos polos tecnológicos binacionais, o pré-candidato se referiu diretamente à pobreza do seu país, falando sobre os empregos mal-remunerados do Uruguai e a falta de capacitação dos profissionais. Tabaré assegura que se deve investir nos polos educacionais através de formação, tecnologias e informação qualificadas, além de defender a ideia das habilitações binacionais, que se refere aos diplomas uruguaios e brasileiros, possuírem eficácias nos dois países. 

O ex-senador falou também sobre o turismo, expondo que a fronteira, por ser fechada na época, sofreu muito durante a pandemia, pois houve a diminuição do turismo de compras e gastronômico.

O ex-senador falou sobre a grande conquista do aeroporto binacional e a importância das conexões aéreas.

Tabaré informou à população que amanhã, sábado (18), haverá um evento na sede da Sociedade Espanhola, aberto ao público para debates sobre planejamentos e necessidades das cidades da fronteira.

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a