Na manhã desta sexta-feira (17), aconteceu no auditório do Corpo de Bombeiros uma atividade alusiva ao dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O presidente do Conselho Tutelar, Laerte Monteblanco, falou sobre a importância da ação e frisou que o problema é uma preocupação cotidiana do ano inteiro.Comentou que o objetivo da atividade é o fortalecimento da rede de apoio às vítimas e frisou a importância da denúncia, que poderá ser feita na sede do Conselho Tutelar, das 7h30 às 13h, 24 horas por ligação telefônica ou WhatsApp (55) 99927-1452.
O sargento e palestrante do evento, Fernando dos Santos, comunicou que a polícia militar e polícia civil são um meio de auxílio para crimes dessa natureza, assim como o Disque 100, que trabalha inclusive com denúncias anônimas, entre outros meios para realizar a denúncia. “O importante é que a pessoa faça, independente de qual meio que ela resolva procurar para realizar a denúncia, não se omita”, disse.
Informou ainda, que atualmente a polícia federal tem realizado investigações de crime de exploração sexual infantil realizado via redes sociais.
A enfermeira e palestrante do evento, Aurélia Ribas, falou que atualmente a área da saúde atua com eficácia na prevenção do crime, através de instruções fornecidas nas escolas e frisou que após se consumar o abuso, as consequências são para o resto da vida.