Em entrevista, na manhã desta quinta-feira (16), Maria Drekener, Secretária de Assistência Social de Livramento, compartilhou atualizações sobre as ações em andamento e a mobilização dos esforços de auxílio às regiões impactadas pelas enchentes.
Segundo a secretária, Livramento se tornou um centro de distribuição eficiente, enviando mais de 15 carregamentos de donativos para diversas cidades atingidas. Drekener destacou o comprometimento da equipe de Livramento, que participou e participa ativamente em Cruzeiro do Sul, realizando trabalhos voluntários para limpeza e apoio às pessoas afetadas pelas enchentes. Apesar do retorno de parte da equipe, cerca de 15 pessoas continuam lá mantendo um suporte constante.
A secretária enfatizou a importância da coerência e gestão dos recursos, esclarecendo que a assistência social é realizada no endereço específico da Sete de Setembro, 515. Ela também abordou as limitações inerentes às doações e a necessidade de compreensão da comunidade sobre os critérios e disponibilidade de recursos.
“O Governo Federal vai dar auxílio para quem está desalojado ou desabrigado conforme a política nacional da Defesa Civil. Não é o caso de nenhuma família em Livramento, portanto, não podemos instituir decreto de calamidade para receber esse auxílio se não temos calamidade pública em nossa cidade”, explicou Drekener