A fronteira vai tremer na primeira semana de outubro. A Truck Cup chega a Rivera, em seis e sete de Outubro para escrever mais uma página na sua curta e distinta história, bem como competindo pela primeira vez em solo uruguaio, a categoria arma seu circo no Autódromo Eduardo P. Cabrera e debuta com a Mercosul Cup, começou em Buenos Aires em 16 de setembro.
Na Copa do caminhão promove mais uma etapa que visa a qualificação para o grande final em Curitiba em dois de dezembro, quando será coroado o novo campeão brasileiro, condição que hoje é ostentada por Felipe Giaffone-, conhecido por ter competido e vencido na Fórmula Indy.
Além de Giaffone a categoria tem nomes de projeção internacional como Giuliano Losacco, Djalma Fogaça, Beto Monteiro, Wellington Cirino, Danilo Dirani e Débora Rodrigues, entre outros.
Programação
Em Rivera as equipes começam a chegar na semana da prova, sendo que a programação oficial inicia na sexta-feira, dia cinco com os treinos livres e pesagem dos pilotos da Copa Truck e Campeonato Brasileiro de Mercedez Benz Challenge. No sábado, ocorre os treinos livres pela manhã, a partir das 9h, e as 14h ocorrem os treinos classificatórios. A programação fecha com visitação aos boxes e ação promocional da speed truck. No domingo as 9h ocorre a ação promocional speed truck e as 10h largam os carros para a 6ª etapa do Brasileiro de Mercedez Benz Challenge. As 11h30 tem visitação aos boxes, desfile dos pilotos da Copa Truck e as 13h05 ocorre a largada da primeira bateria. Nova largada ocorre as 13h33, definindo os vencedores da Copa Truck, etapa de Rivera. As 14h20min acontece o pódio para premiação aos vencedores.
Provedor A Platéia
A Copa Truck será mais um evento a ter a sua disposição os serviços de cobertura de internet do Provedor A Platéia, que foi contratado para disponibilizar sinal em toda a área do autódromo.
Como o campeonato funciona:
O calendário é distribuído em cinco etapas, iniciando com a Copa Sul, disputada em Cascavel e Guarapé. A Copa Sudeste leva os gigantes para os autódromos de Interlagos e Curvelo. A Copa Central leva a categoria para Campo Grande e Goiânia e o circuito internacional envolve a Copa Mercosul, com as etapas de Buenos Aires na Argentina e uruguaia no Autódromo Eduardo P. Cabrera. A grande final acontece em dezembro em Curitiba.
Em cada copa os três primeiros recebem pontos exclusivos para a grande final, além de troféus especiais, seguindo a seguinte pontuação, 1º lugar: Troféu de Ouro – 12 pontos, 2º lugar: Silver Trophy – 10 pontos,3º lugar: Bronze Trophy – 8 pontos. Até agora, duas copas foram concluídas, sul e centro-oeste. Após a Copa do Mercosul, apenas a definição da Copa do Sudeste será subtraída em 28 de outubro em Curvelo, Minas Gerais.
Como foi a Taça do Sul:
1. Wellington Cirino
2. Giuliano Losacco
3. André Marques
Como foi para a Copa Central-Oeste:
1. Felipe Giaffone
2. Roberval Andrade
3. André Marques
Um piloto pode chegar mais de uma vez entre os três primeiros, acumulando pontos para a grande final. Até agora, o ranking é assim:
1. André Marques – 16 pontos
2. Wellington Cirino – 12
2. Felipe Giaffone – 12
3. Giuliano Losacco – 10
4. Roberval Andrade – 10
Além do campeonato de pilotos, também há competição entre as fábricas. Atualmente, existem seis marcas: Volkswagen / MAN, Mercedes-Benz, Iveco, Ford, Scania e Volvo. Depois de cinco eventos contestados, a pontuação deste torneio é a seguinte:
1. Volks / MAN – 306 pontos
2. Mercedes-Benz – 293
3. Iveco – 217
4. Ford – 106
5. Scania – 106
6. Volvo – 104
Por: [email protected]