sex, 27 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Santa Casa suspende eletivas e inicia plano de contingência

Segundo a direção, insumos do hospital vão até o próximo domingo
Hospital iniciou plano de contingência (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

O hospital Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento cancelou as cirurgias e atendimentos eletivos. A informação foi anunciada pela diretora da instituição, Leda Marisa da Silva, na manhã desta segunda-feira (06).

Leda destacou que, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, parte dos insumos para o hospital não chegaram na última semana e como medida de prevenção, os serviços eletivos foram cancelados. Apenas urgências e emergências estão sendo atendidas no hospital, que tem armazenamento até o próximo domingo (12).

“Não sabemos até quando ficaremos com restrição de acessar materiais e medicamentos necessários para esses procedimentos e vislumbrando preservar a condição de fazer apenas as emergências, precisamos restringir as eletivas”, afirmou a diretora.

O hospital santanense vem informando, desde a última sexta-feira (03), à Secretaria Estadual de Saúde sobre os materiais disponíveis na instituição. “Ali vamos sinalizando as limitações de estoque e capacidade logística de manter o funcionamento do hospital. Quero crer que o Estado está fazendo alguma coisa com essa informação”, pontuou Leda.

Para Lorenzoni, as prioridades de 2025 são os gaúchos, a proteção e a reconstrução do RS

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (26/12), o deputado Rodrigo Lorenzoni fez uma retrospectiva sobre o ano atípico de 2024, falou sobre o aprendizado que os gaúchos vão levar no que se refere à prevenção, proteção e cuidado com o meio ambiente e sobre o que deverá pautar as discussões em 2025. “Uma das tristes constatações é que o poder