qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

UM HOMEM DE 114 ANOS

Já confessei aqui que sou leitor assíduo de obituários. É uma sessão típica de jornais impressos, mas que é raridade. Outrora era um espaço consagrado para reconhecer “próceres da comunidade”, personalidades/celebridades internacionais ou para registar o “passamento” de mortais comuns que foram lembrados por pessoas próximas.

Ao contrário de ser um prazer mórbido, ser adepto deste tipo de leitura remete à descoberta de biografias que orgulham a condição do ser humano digno. Através de depoimentos de amigos e familiares dos falecidos é possível descobrir pessoas que cultivaram hábitos simples, mas que pautaram a existência pela decência, ética e sabedoria popular.

No último dia 4, deparei com o texto que contava a trajetória de Juan Vicente Pérez Mora. Ele era considerado, desde 2022, o homem mais velho do mundo. Morreu aos 114 anos e deu à Venezuela a primazia do feito ser anotado no Recorde Guiness.

Conhecido como Tio Vicente, foi o nono de 10 filhos. Nasceu em El Cobre, estado de Táchira, em 27 de maio de 1909. Começou a trabalhar com cinco anos com seu pai e irmãos, na agricultura, ajudando na colheita de cana-de-açúcar e café.

Foi casado com Ediofina del Rosario Garcia, falecida em 1997. Da relação de 60 anos nasceram 11 filhos, 40 netos e 12 bisnetos. No livro de recordes consta que a longevidade se deveu “ao trabalho duro, descanso nos dias de folga, ir para a cama cedo, beber um copo de cachaça todos os dias, amar a Deus e sempre carregá-lo em seu coração”.

O longevo venezuelano frequentou a escola por apenas cinco meses, aos 10 anos, quando seu professor adoeceu e morreu. Aprendeu a ler e escrever com auxílio de um livro doado pelo professor. O mais idoso dos homens do mundo achou um jeito de se alfabetizar e enfrentar as agruras da vida.

Esta história comprova que a determinação é fundamental na superação das dificuldades. Vivemos num mundo de facilidades, cujo custo por vezes nos obriga a perguntar: vale a pena tanto sacrifício para conquistar avanços tecnológicos e conforto?

Jamais tivemos tanta informação à disposição. Parece, por vezes, que a bestialidade humana cresce proporcionalmente. Não crescemos em inteligência para melhorar o mundo e reduzir desigualdades.

 

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro