ter, 8 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Forças de segurança lançam Operação Fronteiras e Divisas Seguras

Na manhã de segunda-feira (1º), a Brigada Militar participa do lançamento da 1ª edição de 2024 da Operação Fronteiras e Divisas Seguras, com lançamentos simultâneos em vários municípios do estado. A ação é um esforço integrado com foco na prevenção e repreensão aos crimes transnacionais. Ao todo, participam a BM, a Polícia Civil do RS e instituições da segurança pública e fiscalização de outros três estados (PR, SC e MS) e de três países (Argentina, Uruguai e Brasil).

A iniciativa propõe da integração entre as forças de segurança, com a execução de ações conjuntas, o aperfeiçoamento profissional dos integrantes das forças e a realização de investigações e operações integradas, com compartilhamento de dados de inteligência. As ações operacionais têm foco na prevenção e repressão ao tráfico de drogas e armas e a crimes como contrabando e descaminho. A Brigada Militar participa com 14 comandos regionais e 34 batalhões.

A última edição da Operação Fronteiras e Divisas Seguras aconteceu no mês de novembro de 2023. A Brigada Militar empregou um efetivo de 3,28 mil policiais e 1,01 mil viaturas. Entre os resultados operacionais da BM, a iniciativa resultou em 178 prisões, na apreensão de 20 armas, 140 munições de fogo e 124,8 quilos de entorpecentes.

Lorenzoni quer explicações da secretária do Planejamento sobre palestra de uma hora por R$80 mil

Na sessão plenária desta terça-feira (08), o deputado Rodrigo Lorenzoni subiu à tribuna para questionar as prioridades do governo Eduardo Leite e anunciar que vai requerer à Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa a convocação da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. Rodrigo quer explicações sobre a contratação – por R$ 80 mil – do

Oposição articula pressão sobre Lewandowski e alerta para riscos da PEC da Segurança Pública

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), requerimento de autoria do líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), que solicita a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos sobre as prioridades da pasta e suas recentes declarações envolvendo a atuação policial. Por acordo entre os parlamentares, a convocação