A terceira edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre, foi diferente para os santanenses e riverenses. O palco principal do RS Innovation, a casa de inovação do governo do Estado no evento, deu espaço para que o grupo que faz parte da Área Binacional fizesse sua apresentação.
Também conhecida como Área B, o grupo forma o ecossistema de inovação binacional, formado pela fusão e intersecção das duas cidades gêmeas.
Na oportunidade, os representantes falaram sobre a formação e funcionamento do grupo, já que o projeto é inédito e está servindo como exemplo para outras formatações pelo mundo. Estiveram no palco: Guilherme Pereira, representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o professor da Universidade Tecnológica do Uruguai, em Rivera, Leonel Furtado; a empresária Cintia Lee e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Livramento, Rafael Damasceno.
O South Summit Brazil aconteceu no Cais Mauá de quarta (19) a sexta-feira (22). Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 11 anos e já movimentou 13 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2023, os 22 mil metros quadrados de área receberam 50 países, 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, mais de 100 fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais, cerca de 600 investidores, o que movimentou USD 19 bilhões em investimento disponível para LATAM e USD 123 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil tem como correalizadores o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a IE University.
Para José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, mais uma edição do evento é motivo de realização. “Estamos com a casa cheia e ao lado de nossos parceiros. Investimos bastante para ter neste ano uma estrutura ainda maior e melhor para receber o público. É aqui no Cais Mauá que a cidade de Porto Alegre começou, e é aqui que ela está se renovando”, falou Hopf.
María Benjumea, fundadora do South Summit na Espanha em 2012, fez referência às pessoas que escolheram estar no evento e destacou que era o momento de fazer negócios. “[…] Entes públicos e investidores internacionais, startups e corporações que estão aqui conosco, neste maravilhoso evento às margens do Guaíba. O que esperamos é que todos realizem conexões valiosas”, disse María Benjumea.