A semana começou movimentada na política santanense. Na última segunda-feira (18), o Poder Executivo de Sant’Ana do Livramento realizou a sua prestação de contas ao Poder Legislativo com relação ao ano de 2023. O encontro aconteceu no Plenário João Goulart, na Câmara Municipal e teve duração de aproximadamente sete horas.
A dinâmica foi a seguinte: cada secretário municipal preparou o seu material e fez a apresentação da sua pasta aos vereadores. No término da apresentação, os parlamentares tiveram a oportunidade de fazer questionamentos. O prefeito em exercício, Evandro Gutebier (Republicanos), acompanhou e auxiliou o secretariado na explanação, do início ao fim.
A Secretaria da Fazenda, por exemplo, destacou o aumento do quadro de servidores efetivos, proporcionando melhorias em diversas áreas da Pasta, bem como os programas de Financiamento de Dívidas Tributárias, que segundo a responsável, Gisela Alvarez, trouxe um significativo incremento nas receitas próprias municipais.
Alguns agentes políticos acreditam que o modelo da prestação de contas apresentado poderia ter sido muito mais produtivo, pois por ter sido longo foi bastante cansativo. Isso porque os presentes sequer almoçaram. O encontro começou às 09h30 e se estendeu até às 16h, sem intervalos, o que acabou resultando na partida de vários vereadores antes mesmo da sessão acabar, inclusive, o encontro foi encerrado com o quórum mínimo, ou seja, dos 17 parlamentares, apenas nove estavam presentes no final.
De acordo com a Lei Orgânica do Município, anualmente, o prefeito deve informar, dentro de sessenta dias do início da Sessão Legislativa, à Câmara que receberá em Sessão Especial, por meio de um relatório, o estado em que se encontram os assuntos municipais. Nesta gestão, a apresentação foi diferente, pois quem apresentou o relatório foram os secretários, orientados pelo vice-prefeito Gutebier (Republicanos) e prefeito em exercício.
A prefeita Ana Tarouco (PL) não participou da prestação de contas por encontrar-se cumprindo agendas na Europa. Ela está integrando a comitiva de representantes dos municípios que estão participando da missão técnica internacional da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Portugal. A chefe do Executivo comunicou à Câmara previamente sobre sua viagem.
Justiça determina que Câmara vote o projeto que cria a Guarda Municipal em Livramento
Decisão diz que vereadores não são obrigados a aprovar o texto, mas não podem arquivá-lo sem a devida apreciação