qua, 9 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Giordani Turismo investe na construção da garagem/oficina para o Trem do Pampa

Ainda sem uma data determinada para o início dos passeios turísticos de trem na fronteira, a empresa vem realizando uma série de investimentos no prédio da Estação Férrea e na manutenção da linha férrea

O tão esperando Trem do Pampa saiu do papel em 2023 quando a empresa gaúcha Giordani Turismo, depois de 15 anos de estudos, realizou uma grande operação logística no mês de julho para trazer o VLT Prosper (Veículo Leve sobre Trilhos) para a Fronteira da Paz, cruzando um trajeto de 730 quilômetros embarcado em duas carretas e envolvendo, no total, 35 pessoas diretamente na operação.
Desde então, o VLT da Giordani Turismo vem passando por vários testes de trafegabilidade, enquanto aguarda todas as licenças e autorizações necessárias para início dos passeios turísticos. Enquanto isso, a empresa vem investindo na manutenção dos trilhos e do prédio da antiga Estação Férrea que foi todo revitalizado. Até o mês de dezembro, a empresa havia investido a quantia de R$ 770 mil somente nesta área.
Agora a Giordani está na fase de construção de um grande estrutura que servirá de garagem e oficina para o VLT. O galpão, que conta com partes de alvenaria e uma estrutura metálica, está localizado ao longo dos trilhos próximo à plataforma de embarque. Segundo Cristiane Sonza, gerente de manutenção da empresa, a estrutura que mede 334 m² de área, com 40/20 de comprimento e 8,3 de largura, deverá ficar pronta ainda no mês de março. “A estrutura servirá tanto de garagem, quanto de oficina para que se possa fazer toda essa parte de reparos com acesso à vala de manutenção”.
Segundo Cristiane, o custo para construção da estrutura gira em torno de um milhão de reais. “Assim que a obra estiver pronta nós queremos guardar o VLT naquele local. E mesmo que ainda não tenhamos uma data para iniciar os passeios, seguiremos fazendo a manutenção da linha férrea para ir mantendo a via em plenas condições. A nossa intenção é que assim que sair a liberação a gente consiga fazer a operação.”
Questionada sobre as condições da manutenção da Estação de Palomas e se há algum projeto específico para o local, Cristiane destaca que também foram realizadas muitas melhorias externas no prédio como a construção de um plataforma de embarque e desembarque dos ônibus que irão auxiliar na logística dos passeios conduzindo os turistas no translado até a Vinícola Almadén e posteriormente no seu retorno ao município. “Nós fizemos essas melhorias, principalmente na cobertura da plataforma de embarque e desembarque, e a construção de uma calçada que irá auxiliar na logística com os ônibus. Neste primeiro momento, vamos utilizar aquele prédio só para essa finalidade, com o transcorrer do passeio e do projeto a gente pretende fazer um trabalho de revitalização com a finalidade da criação de um museu para circulação das pessoas no seu interior”, disse.

TCE-RS participa do Pré-South Summit em Fórum de Secretários Municipais

O ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Cezar Miola, participou do Pré-South Summit 2025 – Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Inovação e Trabalho do RS, que aconteceu na tarde desta terça-feira (8), no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS. O South Summit é o maior evento internacional de inovação, que inicia nesta quarta-feira (9) e segue até