O tão esperando Trem do Pampa saiu do papel em 2023 quando a empresa gaúcha Giordani Turismo, depois de 15 anos de estudos, realizou uma grande operação logística no mês de julho para trazer o VLT Prosper (Veículo Leve sobre Trilhos) para a Fronteira da Paz, cruzando um trajeto de 730 quilômetros embarcado em duas carretas e envolvendo, no total, 35 pessoas diretamente na operação.
Desde então, o VLT da Giordani Turismo vem passando por vários testes de trafegabilidade, enquanto aguarda todas as licenças e autorizações necessárias para início dos passeios turísticos. Enquanto isso, a empresa vem investindo na manutenção dos trilhos e do prédio da antiga Estação Férrea que foi todo revitalizado. Até o mês de dezembro, a empresa havia investido a quantia de R$ 770 mil somente nesta área.
Agora a Giordani está na fase de construção de um grande estrutura que servirá de garagem e oficina para o VLT. O galpão, que conta com partes de alvenaria e uma estrutura metálica, está localizado ao longo dos trilhos próximo à plataforma de embarque. Segundo Cristiane Sonza, gerente de manutenção da empresa, a estrutura que mede 334 m² de área, com 40/20 de comprimento e 8,3 de largura, deverá ficar pronta ainda no mês de março. “A estrutura servirá tanto de garagem, quanto de oficina para que se possa fazer toda essa parte de reparos com acesso à vala de manutenção”.
Segundo Cristiane, o custo para construção da estrutura gira em torno de um milhão de reais. “Assim que a obra estiver pronta nós queremos guardar o VLT naquele local. E mesmo que ainda não tenhamos uma data para iniciar os passeios, seguiremos fazendo a manutenção da linha férrea para ir mantendo a via em plenas condições. A nossa intenção é que assim que sair a liberação a gente consiga fazer a operação.”
Questionada sobre as condições da manutenção da Estação de Palomas e se há algum projeto específico para o local, Cristiane destaca que também foram realizadas muitas melhorias externas no prédio como a construção de um plataforma de embarque e desembarque dos ônibus que irão auxiliar na logística dos passeios conduzindo os turistas no translado até a Vinícola Almadén e posteriormente no seu retorno ao município. “Nós fizemos essas melhorias, principalmente na cobertura da plataforma de embarque e desembarque, e a construção de uma calçada que irá auxiliar na logística com os ônibus. Neste primeiro momento, vamos utilizar aquele prédio só para essa finalidade, com o transcorrer do passeio e do projeto a gente pretende fazer um trabalho de revitalização com a finalidade da criação de um museu para circulação das pessoas no seu interior”, disse.
Médica santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas
Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter