dom, 29 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Representantes se reúnem com o MP e Clube Farroupilha seguirá com suas atividades

Promotoria sugere alteração nos horários dos ensaios das escolas de samba
Foto: Marcelo Pinto/AP

O presidente do Clube Farroupilha, Walter Aquino, e os advogados da entidade, Marcírio Silva e Batista Conceição, estiveram reunidos com o Promotor de Justiça, José Eduardo Gonçalves, nessa segunda-feira (18), a fim de encontrar uma solução referente a reclamações dos vizinhos pelo barulho causado nas atividades realizadas. Frisa-se que as festas praticadas são tercerizadas, ou seja, o Clube aluga a estrutura para terceiros.

Durante a conversa, os representantes do Clube explanaram que os horários das escolas de samba são regulamentados por decreto da Prefeitura, inclusive estabelece que sexta-feira e sábado as escolas podem ensaiar até às 3h da madrugada, ou seja, não está havendo nenhuma irregularidade por parte do Farroupilha ou até mesmo da escola que loca a estrutura para os seus ensaios.

Neste sentido, o Ministério Público (MP-RS) emitiu uma recomendação que será remetida à Prefeitura, para que faça uma adequação nos horários de ensaios de todas as escolas de samba e não somente na que ensaia no Farroupilha. O promotor, e foi acatado pelos presentes, sugeriu o seguinte ao Executivo: de domingo a quinta-feira até meia-noite; e as sextas-feiras e sábados até 01h30. Uma cópia da ata será enviada à Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) para que cientifique as demais escolas da recomendação.

O MP destaca que atua em favor da coletividade e que a medida tem como finalidade reajustar os horários dos ensaios, em consideração ao princípio da razoabilidade, tendo em vista o ano letivo em curso e como forma de compatibilizar os ensaios com o repouso noturno dos residentes nas redondezas.

Com relação as demais atividades do Clube Farroupilha, algumas adequações já foram efetuadas pelo Clube com o objetivo de conter ruídos. “Após finalizado o Carnaval, a entidade está providenciando a reestruturação da acústica do Clube, dentro da disponibilidade orçamentária, que será acompanhada pelo Ministério Público e pelo Gabinete de Assessoramento”, diz trecho da ata.

O vereador Rafael de Castro (PSB) e a Coordenadora da Mulher, Juventude, Diversidade e Igualdade Racial, Paula Bougleux, também participaram da reunião na Promotoria.

 

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento