ter, 3 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Produtores de mel, Prefeitura e Sebrae projetam criação de uma Cooperativa Apícola em Livramento

Assunto vem sendo discutido em uma série de reuniões que visam organizar a cadeia produtiva do mel 

Uma agenda programada pela Associação Santanense de Apicultores, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae, vem discutindo a necessidade da criação de uma cooperativa que congregue todos os produtores de mel do município, a fim de fortalecer essa cadeia produtiva. Os encontros estão sendo realizados repetidamente e visam formar a Cooperativa Apícola Santanense. Segundo o produtor Cipriano Cezar, a ideia é buscar novos caminhos, principalmente, na questão da exportação do mel santanense. 

“Nossa associação já tem 16 anos, então é necessário dar um passo além. Depois da cooperativa criada, o objetivo é exportar a nossa produção para o mundo. Transformar Livramento em um polo exportador de mel no país. Sabemos que é difícil e que nós temos um longo caminho para trilhar, mas essa consultoria que estamos tendo com o SEBRAE vai nos fornecer todas as ferramentas necessárias. Tivemos reuniões, nessa semana, presencial e online, e essa consultoria vai durar seis meses”.

A estimativa, segundo o produtor, é que em dois meses a parte burocrática para formalização da cooperativa já esteja pronta. “Mesmo após esse período, vamos continuar com as consultorias sobre a parte da gestão e administração. Essa foi uma iniciativa que partiu da Secretaria de Desenvolvimento, através do secretário Rafael Damasceno, que nos procurou há mais de um ano, e nós já tínhamos essa visão também. Contamos sempre com o SEBRAE e agradecemos esse apoio que é fundamental. 

Atualmente, a Associação Santanense de Apicultores, que tem aproximadamente 40 sócios, possui o entreposto do mel que com seu packing house conta, inclusive, com a maior sala de extração de mel do Rio Grande do Sul.

 

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,5% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição