qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Assembleia de Verão reúne diversas autoridades para debater o futuro dos municípios gaúchos

Tema deste ano foi “Valorizar a educação de cada gaúcho é fortalecer o futuro de todos”
O governador Eduardo Leite abriu o evento em Xangri-lá (Foto: Divulgação/Famurs)

A Assembleia de Verão realizada e promovida pela Federação das Associações dos Municípios Gaúchos (Famurs), nesta semana, foi palco de amplos debates sobre os principais desafios das cidades do Rio Grande do Sul, bem como as expectativas de novos projetos de desenvolvimento das regiões. Tendo como tema “Valorizar a educação de cada gaúcho é fortalecer o futuro de todos”, o encontro aconteceu na Sociedade Amigos Balneário (SABA), em Xangri-lá, no litoral norte gaúcho.
Na abertura oficial do evento, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, (PDT), destacou a aproximação da entidade com os gestores através da Missão Municipalista. O projeto de interiorização já contemplou 301 municípios e 17 associações regionais, em oito de doze encontros. Lembrou também de ações realizadas ao longo da gestão. “Um evento para discutir as questões municipalistas e para a troca de experiências entre os prefeitos com muitos temas importantes”, comentou Orsi.
Também esteve presente na abertura oficial do encontro o governador Eduardo Leite (PSDB), que anunciou que o Rio Grande do Sul dará início à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos no âmbito dos órgãos e secretarias estaduais. O sistema permitirá maior eficiência da máquina pública e aumento da integração, pois garantirá a viabilidade de tramitação de um mesmo processo junto ao governo federal e também em municípios que vierem a aderir. Além disso, em sua apresentação, abordou outros temas, tais como, saúde e educação.

Sandra Pontes, Ana Tarouco, Matheus Medina
e Faby Trevisan (Foto: Lucas Jardim/AP)

Durante a Assembleia de Verão, Sant’Ana do Livramento também recebeu boas notícias: a prefeita Ana Tarouco (PL) anunciou a aquisição de uma nova máquina com recursos próprios da Prefeitura. “A notícia é ótima. Vai estar chegando para somar esforços”, comentou. Ela estava acompanhada dos secretários municipais de Administração Matheus Medina (Republicanos) e de Cultura e Turismo, Sandra Pontes (PL), além de sua assessora Faby Trevisan.
“Este é um momento de protagonismo dos municípios e aqui nós estamos acompanhando a nossa prefeita Delegada Ana Tarouco que tem sido uma representante tão firme em defesa dos municípios gaúchos e a gente vê essa representatividade quando ela vai passando nos corredores, conversando com as pessoas. Então, é muito importante nós estarmos aqui acompanhando a prefeita”, comentou Matheus.
Outro órgão que trabalhou bastante durante o encontro foi o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). “O Tribunal de Contas considera fundamental ouvir as demandas dos prefeitos e ampliar o diálogo com os gestores. Estreitar laços com as prefeituras é fundamental para aprimorar as administrações públicas”, afirmou o presidente Marco Peixoto. O órgão, através de seus auditores, também apresentou um painel sobre orientações a respeito do encerramento de mandato dos gestores, considerando o ano eleitoral.

SAÚDE

Após uma apresentação junto ao governador, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia e enviou um recado aos santanenses sobre a proliferação da dengue. “Eu quero fazer um apelo para a comunidade de Sant’Ana do Livramento e região, que em primeiro lugar cada um faça a sua lição de casa: verificar como está o ambiente e aos gestores a gente pede que façam ações de assistência à saúde”, frisou.

Prefeito de Campo Bom Luciano Orsi, presidente da Famurs (Foto: Divulgação/Famurs)

EDUCAÇÃO

Tema principal da Assembleia de Verão 2024, o fortalecimento do regime de colaboração na área da educação estava na pauta. No painel apresentado pela secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, falou-se sobre o Incentivo, colaboração, cooperação e articulação entre as redes públicas de ensino, o fortalecimento da gestão municipal e estadual, o fortalecimento da aprendizagem, a formação de gestores e professores, a implementação e o monitoramento constante dos principais indicadores de aprendizagem nas redes municipais e na rede estadual. “A construção do conhecimento e da capacidade de inovação é uma trajetória ampla que conta com a colaboração de diversas entidades. O ordenamento do trabalho em conjunto de União, Estados e Municípios é a espinha dorsal para o desenvolvimento de uma perspectiva de território e de corresponsabilização do Regime de Colaboração previsto na Constituição Federal de 1988”, destacou Raquel.
Por fim, o vice-presidente da Famurs e prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando (PDT), falou sobre esta edição do encontro. “É todo um trabalho para realizar um evento grandioso como este […] várias instituições representadas aqui e a gente pode perceber que, a cada ano que passa, nós temos um movimento que é do estado todo. Então, isso nos credencia a continuar pensando no desenvolvimento do município, mas também trazer os prefeitos até este ambiente aqui”, finalizou.

Regulamentação da Lei das Comunitárias ganha força em Brasília

  PRÓ-REITOR DE ENSINO DA URCAMP INTEGRA COMISSÃO DO COMUNG O pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, representa a Urcamp em Brasília para uma semana considerada decisiva para o futuro das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nesta terça-feira, 3, uma comitiva de reitores das

5000 juguetes nuevos es la meta

Acción solidaria que tiene como fecha límite el 24 de diciembre La división Bienestar Social, perteneciente a la Dirección General de Promoción y Acción Social de la Intendencia Departamental de Rivera, inició la campaña de donación que pretende llegar a la cantidad 5000 “juguetes nuevos” los que serán distribuidos a niños y niñas en Merenderos y barrios carenciados de la