O gaúcho é muito conhecido por sua forte ligação com suas raízes e cultura. Essa relação está profundamente enraizada na história e nas tradições que moldaram a identidade desse povo ao longo dos séculos.
Uma das expressões mais visíveis desse orgulho é o tradicionalismo gaúcho, representado pelas inúmeras festas e eventos culturais que celebram a música, a dança, a culinária e as indumentárias típicas do estado.
Como já bem proclamado em “Querência Amada”, o gaúcho reconhece que seu Rio Grande tem encantos mil. E foi buscando enaltecer e celebrar a cultura de seu estado que o empreendedor Gustavo Irigaray, proprietário da Mini Fazenda Park, decidiu construir cabanas temáticas de hospedagem na propriedade do paradouro.
“Após visitar todos os estados do Brasil, e concluir que os povos que mais cultuam suas tradições são os nordestinos e o povo gaúcho, resolvemos investir em algo que enalteça e conserve a nossa história Farrapa, de um povo que sempre lutou por seus ideais e tem orgulho de suas tradições”, contou Gustavo Irigaray em entrevista ao Variedades.
A primeira cabana do local chama-se Cabana Farroupilha e leva esse nome em referência a Guerra dos Farrapos, que foi uma revolução de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Já as outras cabanas do parque levam o nome de dois guerreiros Farrapos. A cabana David Canabarro em referência ao militar, estancieiro, comerciante e um dos líderes da revolução; e a cabana Bento Gonçalves em homenagem ao primeiro presidente da República Rio-Grandense e uma das figuras mais importantes da história do Rio Grande do Sul.
O empreendimento tem a cara da campanha gaúcha e expressa exatamente a tradição e a cultura que muitos santanenses continuam a perpetuar. O gaúcho é conhecido por sua paixão pelo tradicionalismo e pela cultura local, expressa em eventos como os desfiles de 20 de setembro, marco histórico que reforça o sentimento de identidade e orgulho regional. Em Sant’Ana do Livramento, o desfile farroupilha é uma das mais importantes atrações do ano, envolvendo moradores, autoridades locais, comerciantes e até mesmo tradicionalistas de fora da cidade.
“Os turistas que vêm a nossa fronteira querem ver a identidade regional, de cada nativo, e a nossa fronteira em especial tem essa identidade ao natural, pois é aqui que é feito o maior desfile gaúcho mundial, sem contar que muitos dos envolvidos vivem essa cultura no dia a dia da lida nas campanhas”, completou o proprietário.
Todas as hospedagens possuem ar-condicionado, banheiro, frigobar, lareira, TV de tela plana e sofá-cama. Além disso, nos dias mais quentes é possível aproveitar as piscinas do parque, exclusivas para hóspedes.
Além da pousada, a Mini Fazenda Park conta com um parque repleto de animais em versões miniaturas. Minicavalos, minivacas, minicoelhos, miniporcos, minicabras e aves coloridas povoam esse pedacinho de paraíso, oferecendo um contato próximo com a natureza de uma forma única, e proporcionando experiências incríveis, principalmente para a criançada, que também pode contar com playground e cama elástica. O espaço também conta com um lago para pesca e um ótimo restaurante que serve pratos a la carte.
A Mini Fazenda Park fica localizada na BR 293 – km 345 (Trevo do Aeroporto e do Quarentenário). O parque funciona de terça a domingo, das 10h às 19h e os ingressos custam R$20 para adultos e R$10 para crianças. O restaurante funciona das 11h às 15h e quem almoça no local tem entrada gratuita na Mini Fazenda. Já para reservas na pousada, entre em contato pelo WhatsApp (55) 98421-3280 ou pelo site www.minifazendapark.com.br.
Endereço: Estrada BR 293, entre os KM 345 e 346, nº 7121. Sant’Ana do Livramento
WhatsApp: (55) 98421-3280
Facebook: Mini Fazenda Park
Instagram: @minifazendapark
Site: www.minifazendapark.com.br