sex, 4 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Falsa venda de carro é o golpe mais registrado nos últimos meses

Estelionatários enganam as vítimas vendendo veículos a preço baixo no Facebook

Reforçando a matéria veículada pelo Jornal A Plateia na semana sobre o golpe aplicado pela internet na compra de carros alertamos a população que mais pessoas continuam sendo lesadas.
O golpe com grande número de registros nos últimos meses é a falsa oferta de carros em grupos de vendas no Facebook, onde anúncios de veículos a preços baixos, disponíveis em outras cidades são publicados juntamente com um número de contato de um suposto vendedor.
A vítima entra em contato com o estelionatário demonstrando interesse em acertar a compra e perante isso o golpista pede que seja feita a transferência de um “sinal” para assegurar o acordo.
A partir desse momento, os criminosos utilizam diversas formas para tentar validar o golpe, todas envolvendo supostos Tabelionatos, seja para financiar o restante do valor do carro, seja para emitir comprovante de que o carro é real, e também para emitir guia de pagamento.
Após o pagamento feito pela vítima, o transporte do veículo para Sant’Ana do Livramento começa a ser acertado, mas no caminho um “imprevisto” acontece e o suposto vendedor, para resolver o problema, pede que mais dinheiro seja depositado.
A partir daí a vítima desconfiada, descobre o golpe e o comprador acaba bloqueando-o de todas as redes de contato.
Em conversa com a delegada titular da 1ª Delegacia, Giovana Müller, no mês de novembro, ela explicou que a primeira providência a ser tomada é não fornecer dados pessoais para estranhos, seja em ligações telefônicas, mensagens de texto ou pelo Whatsapp, deixando o alerta para sempre desconfiar de ofertas de produtos e serviços com preços abaixo dos praticados pelo mercado.

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco