Estão abertas, até o dia 11 de janeiro, as inscrições para o julgamento dos animais que irão participar da 46ª Feira Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento. Os interessados em participar devem homologar a inscrição diretamente no site da ARCO www.arcoovinos.com.br.
O evento organizado por um grupo de produtores rurais, com o apoio do Sindicato Rural, será realizado entre os dias 18 a 21 de janeiro no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho. A ideia da comissão organizadora é tornar a feira de Livramento, em uma Festa da Ovelha nos próximos anos com vários atrativos, começando a já estruturar essa nova fase na edição 2024 da feira de ovinos, dando ênfase para a gastronomia onde será realizado um festival de assado de cordeiro contando com a participação de 5 raças que são criadas no município. Outro atrativo será a realização de shows musicais com grandes nomes da música gaúcha. Na parte de julgamentos, a comissão organizadora espera um grande número de participantes das cabanhas santanenses e também de outros municípios tendo a chancela de evento oficial pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).
A comissão organizadora também projeta para a Feira Ovinos de Verão 2024 a realização de Remates, tanto de cabanhas particulares como um Rematão envolvendo todas as raças. Outro assunto bastante discutido nos encontros é a importância de tornar a feira mais atrativa ao público em geral com a realização de feira de produtos locais como o azeite e o vinho, mostra fotográfica, palestras técnicas, possibilitando assim uma melhor divulgação do título de Capital Nacional da Ovelha. Segundo a produtora Sônia Silveira, que coordena os trabalhos com os demais participantes, a ideia é tornar a exposição em uma festa para valorizar a cadeia produtiva.
“A nossa ideia é essa, criar uma festa da ovelha. Para isso nós estamos buscando o apoio da Associação e Sindicato Rural, da prefeitura e outros órgãos. Já nesta próxima edição será dado o primeiro passo, onde a feira terá entretenimento, gastronomia, artesanato e expositores. Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar os produtores e criadores para participar da feira trazendo seus animais para expor e para vender na feira”, destacou a produtora rural. A feira terá apoio da prefeitura municipal, SENAR/RS e FARSUL.