dom, 29 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Mainardi e Paulinho Parera participam de ato de inauguração do aeroporto binacional de Rivera

Na última segunda-feira (11), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e o Secretário de Gestão e Normas da Secom, do governo federal, Paulinho Parera, participaram do ato de inauguração do aeroporto binacional de Rivera. O ato contou com a presença do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do governador Eduardo Leite, e de deputados e senadores do Brasil e Uruguai.

“A binacionalização do aeroporto de Rivera vai ajudar muito a desenvolver o turismo e os negócios da região. Estão de parabéns os nossos irmãos uruguaios, através do presidente Lacalle Pou e ao presidente Lula, que há menos de um ano disse que tornaria este projeto realidade, e ele virou realidade”, afirmou Mainardi. “É mais um passo dado na desburocratização e facilitação para quem mora na fronteira e para quem quer conhecer nossa fronteira”, concluiu.

Em obras desde o início do ano, o aeroporto Presidente Oscar Gestido, foi declarado binacional em um acordo assinado pelos governos dos dois países em agosto, em uma iniciativa inédita na América Latina. O aeroporto de Rivera será o primeiro binacional de continente e apenas o segundo no mundo. O aeroporto EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, que opera nas divisas entre França, Suíça e Alemanha, até então era o único binacional no planeta, operando em uma área de influência trinacional.

“A expectativa é que após o dia 18 de dezembro se possa oficializar as primeiras empresas aéreas a operarem no aeroporto, já praticando taxas nacionais para Rivera, como também para outros destinos da América do Sul”, afirmou Paulinho Parera. “Esta é mais uma das políticas do presidente Lula, juntamente com o presidente Lacalle Pou, que visam baratear o custo de vida, dando acesso a mais pessoas ao turismo”, concluiu.

Nesta semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou a minuta de uma resolução que permite às companhias aéreas brasileiras operarem no terminal de Rivera. O documento foi submetido à consulta pública até 18 de dezembro e passará a valer após a publicação de sua versão final. Após a autorização da Anac, as companhias poderão começar a oferecer voos com partidas ou chegada em Rivera cobrando tarifas domésticas. Com isso, há perspectivas de que o aeroporto binacional se transforme em um corredor para entrada e saída de brasileiros no Uruguai, com passagens mais baratas.

 

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento