qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Após falta de quórum, votação de projetos para pessoas vulneráveis será votado segunda-feira

Na Ordem do Dia da última quarta-feira (06), após vereadores saírem do Plenário debates foram adiados

Estavam na pauta da sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (06), projetos referentes à assistência social: um que visa instituir o programa Banco de Alimentos e o outro que institui o Restaurante Popular em Sant’Ana do Livramento. No entanto, ambas as matérias não foram discutidas e nem votadas por falta de quórum, ou seja, sem o número mínimo de Vereadores no Plenário. Agora, as deliberações deverão acontecer na próxima segunda-feira (11). A sessão foi aberta com quórum, mas encerrada logo na sequência após os vereadores do PT, Aquiles Pires e Leandro Ferreira, saírem do local da votação.
Os vereadores Aquiles e Leandro vieram a público se manifestar sobre o assunto, justificando que não saíram do Plenário por má-fé. De acordo com o vereador Leandro, o quórum “estava um pouco limitado, por conta de agendas de outros colegas vereadores”. O vereador explicou que estava participando de um evento na Urcamp sobre o Plano Estadual da Primeira Infância. Após voltar para a Câmara para ter quórum, que é no mínimo nove, Leandro constatou que, com ele, havia dez parlamentares no Plenário e por isso comunicou ao presidente em exercício, Romário Paz (MDB), que se retiraria para voltar às atividades na Urcamp. Já o vereador Aquiles enfatizou que a Câmara conta com 17 vereadores e que o quórum mínimo é nove. “Existe esse mínimo para quando os vereadores precisarem sair, como é meu caso, que estou em Brasília para pautas importantes para Livramento”.
“Ocorreu que eu fui ao gabinete assinar uns documentos e pegar uns ofícios para trazer [para Brasília] porque eu não iria participar da sessão, pois eu já estava com o pedido de viagem. O diretor da Câmara pediu pra que eu subisse para dar quórum e aí eu fui para sessão e deixei de assinar e pegar os ofícios. Naquele momento estava sendo feita a leitura do vereador Xepa, eu saí e o vereador Leandro saiu e ficou na sala do diretor da Casa, tinha nove, aí eu desci para assinar e subi de volta para avisar que iria me ausentar, me faltou observar que faltava um vereador ali”, disse.
Estavam presentes no momento do encerramento da sessão os vereadores: Romário Paz (MDB), Enrique Civeira (PDT), Eva Coelho (PDT), Jovani Romarinho (Republicanos), Elso Alvienes (Podemos), Rafael de Castro (PSB), Xepa Gisler (PSB) e Duda Amaral (Progressistas).De acordo com informações, os vereadores: Cleber Custódio (PDT), Maria Helena (PDT), Melado (PRD), Thomaz Guilherme (PRD), Dagberto Reis (PT), Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) e Felipe Torres (sem partido) estão em viagem.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro