O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), Ernani Polo, recebeu na quinta-feira (7/12) uma proposta para implementação de mecanismos de desenvolvimento dos pequenos empreendedores do Estado. A entrega foi feita pela Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pelo Fórum Gaúcho das Micro e Pequenas Empresas (Fortalece RS). O documento, resultado de uma ação conjunta entre entes públicos e privados em prol de empreendedores, prevê um programa de fomento a pequenos negócios no Rio Grande do Sul, mecanismos de gestão, crédito, mercado e formação para empreendedores.
No encontro, houve e definição de um grupo de trabalho que será coordenado pela Sedec para preparar um levantamento detalhado dos instrumentos necessários para estimular o empreendedorismo. A possibilidade de instituição de um fundo garantidor para estabelecer uma cultura empreendedora perene e eficaz para robustecer o desenvolvimento econômico do RS está em avaliação.
“A ideia é elaborar uma política pública, para a qual já recebemos sugestões do Fortalece RS e da frente parlamentar, a fim de construir também com outras secretarias de governo e entidades, medidas de avanços em políticas de acesso a créditos e qualificação de nossos empreendedores. Desta forma, queremos auxiliar os pequenos a prosperar e a crescer e, assim, reforçar o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda”, ressalta o secretário Ernani Polo.
“Agradecemos o apoio da secretaria e do governo em nossa iniciativa e a criação deste grupo de trabalho, que deverá proporcionar bons resultados neste nosso objetivo de fortalecer e ajudar quem deseja empreender”, disse Mário Bruck, do Fortalece-RS.
“Queremos buscar o maior número possível de apoio para alcançarmos nosso objetivo, de políticas de apoio para as micro e pequenas empresas, seja no crédito, gestão ou desenvolvimento”, destaca o deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa.
O encontro contou com a participação da Sedec, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, RS GARANTI, Junta Comercial, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Amicro –RS), Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Femicro-RS), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, (Fecomércio-RS) e demais entidades ligadas ao apoio aos pequenos empreendedores